Reserva Federal mantém taxas de juro, mas assinala futuras subidas

| Economia

O banco central norte-americano decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas, mas reafirmou que tenciona continuar a subi-las gradualmente, indica o comunicado divulgado no final de uma reunião de política monetária.

Como já era esperado pelos mercados, o comité monetário da Reserva Federal (Fed) deixou inalteradas as taxas que influenciam todos os tipos de crédito nos Estados Unidos e que estão atualmente entre 2% e 2,25%.

No comunicado, a Fed repetiu que "outras subidas graduais" serão adequadas para acompanhar "uma expansão económica sustentável", o que deixa a ideia de que pode haver um novo aumento dos juros ainda em 2018, que, a confirmar-se, será o quarto desde o início do ano, numa altura em que a economia norte-americana regista um crescimento dinâmico.

Depois da redução de impostos aprovada pela administração Trump, a economia norte-americana avançou a um ritmo anual de 3,5% no terceiro trimestre, após uma expansão de 4,2% nos três meses anteriores, um ritmo acelerado em relação à média de 2,1% de crescimento anual registada nos últimos anos.

A Fed tenta, no entanto, evitar um sobreaquecimento da economia e uma subida acentuada da inflação, numa altura em que, pela primeira vez em dez anos, o aumento dos salários nos Estados Unidos atingiu 3,1% em outubro, o que pode fomentar um aumento dos preços.

No comunicado divulgado após a reunião de hoje, a Fed considera a atividade económica "forte", o mercado laboral "sólido" e os gastos das famílias "em aumento robusto".

O banco central assinalou, no entanto, que o investimento das empresas abrandou após um aumento rápido verificado no início do ano.

Esta foi a última reunião de política monetária sem conferência de imprensa do presidente da Fed, Jerome Powell, que a partir do próximo ano vai explicar aos jornalistas as decisões tomadas após cada uma destas reuniões.

A próxima reunião de política monetária do banco central norte-americano está marcada para 19 de dezembro.

 

Tópicos:

Fed,

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.