Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Salários reais na Alemanha caem em 2022 pelo 3.º ano consecutivo

por Lusa

Os salários reais na Alemanha caíram em 2022 pelo terceiro ano consecutivo, 4,1% em relação a 2021, de acordo com os resultados preliminares do novo inquérito sobre rendimentos publicado hoje pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

A elevada inflação de 7,9% em 2022 no seu conjunto foi responsável pela maior perda de salários reais dos trabalhadores desde o início da série temporal em 2008, embora o aumento dos salários nominais de 3,4% numa base anual tenha sido o maior desde a mesma data.

Enquanto em 2020 foi uma maior aplicação do trabalho subsidiado a tempo reduzido (Kurzarbeit) que contribuiu para a evolução negativa dos salários nominais e reais, em 2021 e especialmente em 2022 foi a inflação elevada que consumiu o crescimento dos salários nominais.

Já no terceiro trimestre, a inflação persistentemente elevada na Alemanha traduziu-se novamente num declínio dos salários reais, de 5,7%, em termos homólogos, o quarto consecutivo e o maior desde o início da série em 2008.

Assim, o aumento do índice salarial nominal no terceiro trimestre de 2,3% em termos homólogos não pôde compensar a inflação de 8,4%.

Os dados relativos ao quarto trimestre de 2022 e os resultados finais para o ano serão publicados no início de março.

pub