Sentimento económico na zona euro desce em maio após máximo de abril

por Lusa

Bruxelas, 30 mai (Lusa) -- O indicador de sentimento económico (ISE) recuou ligeiramente em maio tanto na zona euro (para 109,2 pontos) como na União Europeia (para 109,7), depois de em abril ter atingido máximos de 10 anos, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Segundo os dados hoje publicados pela Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o ISE recuou 0,5 pontos no espaço da moeda única e 1,0 ponto no conjunto da União, depois de no mês passado ter subido respetivamente 1,6 e 1,4 pontos, alcançando novos máximos desde finais de 2007 (109,7 e 110,7 pontos, respetivamente).

De acordo com o executivo comunitário, o abrandamento do sentimento na zona euro resultou de descidas nos setores dos serviços e do comércio a retalho, enquanto a confiança na indústria, construção e entre os consumidores permaneceu globalmente estável em nível elevados.

A Direção-geral de Assuntos Económicos e Financeiros aponta que, entre as maiores economias da zona euro, o ISE subiu de forma acentuada em França (+1,5 pontos), mais ligeira em Espanha (+0,5), enquanto desceu em Itália (-0,9) e, de forma mais acentuada, na Alemanha (-1,5 pontos) e na Holanda (-2,1 pontos).

Tópicos
pub