Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários quer concertação de sindicatos do setor sobre salários

por Lusa

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) instou outros cinco sindicatos do setor a concertarem posições com vista à proposta de atualização de salários para este ano.

O SNQTB apelou a um consenso, que "não existe há mais de 30 anos", através de uma carta enviada a todos os sindicatos do setor e na qual se lê o convite para reunir todos numa "única mesa negocial que possa reforçar a posição dos sindicatos e seus desígnios junto das instituições de crédito".

Sem avançar qualquer proposta em termos de valor para atualização salarial, o SNQTB afirma a vontade de "promover uma negociação coletiva firme, construtiva e responsável".

Citado em comunicado, o presidente do sindicato, Paulo Marcos, notou que "apesar das diferenças existentes e das particularidades de cada um, entende-se que os sindicatos que atuam no setor da banca podem e devem conjugar esforços que permitam ganhos para todos os trabalhadores".

Há dois dias, a Federação do Setor Financeiro (Febase) informou ter formalizado junto das instituições de crédito uma proposta de aumento salarial de 3% para 2018.

"Os Sindicatos dos bancários da Febase enviaram já a todas as instituições de crédito subscritoras de convenções coletivas, uma proposta de aumento salarial de 3% para 2018", disse, em comunicado, a federação.

 

pub