`Startups` com "92 operações de investimento aprovadas", diz ministro da Economia

por Lusa
Mário Cruz - LUSA

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje que, no âmbito das linhas de apoio às 'startups', existem "92 operações de investimento aprovadas".

O governante falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, no âmbito de uma audição regimental.

Nas linhas de apoio às 'startups', onde se incluem "não só os fundos de 'business angels', como de capital de risco, já estão todos a funcionar, estão todos aprovados com dinheiro para fazer investimentos", afirmou o ministro da Economia.

"Já temos 92 operações de investimento aprovadas, já estão a realizar operações com 'startups'" que estão na primeira fase ou em processo de aceleração de crescimento, acrescentou.

De acordo com dados do Ministério da Economia, existem 3.004 'startups' em incubação (1.983 incubação física e 1.021 incubação virtual).

A primeira fase do 'Startup voucher' contou com 245 projetos aprovados.

Segundo o ministério tutelado por Manuel Caldeira Cabral, foram criados 2.547 empregos por novas 'startups' nos primeiros 12 meses.

Relativamente às linhas Capitalizar, as micro e pequenas empresas tiveram acesso a mais de 2,1 mil milhões de euros de financiamento através das mesmas.

Até final de março, foram apoiadas mais de 22 mil empresas que representam mais de 300 mil postos de trabalho.

O programa Capitalizar, que visa incentivar a capitalização e autonomia financeira das empresas, contém 84 medidas, estando em execução 73.

Sobre os incentivos do Portugal 2020, o Ministério da Economia refere que até final de março foram lançados 93 concursos com uma dotação financeira de 4,25 mil milhões de euros.

Até à data foram aprovados mais de 12.200 projetos apresentados pelas empresas e pagos 1,45 mil milhões de euros. A meta anual é de 2.000 milhões de euros, sendo que 72% foi alcançado.

O programa Interface, que visa capacitar a indústria portuguesa através da investigação e inovação colaborativa entre empresas, ensino superior e centros interface, com o objetivo de promoção da competitividade e internacionalização, contou com 2.850 candidaturas com um investimento aprovado de 610 milhões de euros.

Segundo o ministério, destas candidaturas há 1.110 participações de empresas em projetos, sendo que mais de metade (60%) são pequenas e médias empresas (PME), 386 são instituições do ensino superior e 22 de centros interface.

A rede Espaço Empresa, que prevê a criação de pontos únicos de atendimento para empresas, conta com a participação de 33 autarquias e 26 instituições públicas, onde constam o IAPMEI, AMA e AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Tópicos
pub