Taxa de desemprego sobe nos EUA com novos empregos muito abaixo do esperado

por Lusa

A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu uma décima em abril para 6,1% e a criação de emprego abrandou para 266.000 novos postos de trabalho, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

O número de novos empregos foi muito inferior ao milhão que era esperado pelos analistas e rompe a tendência de aceleração na criação de emprego registada nos últimos meses, à medida que se consolida a recuperação económica nos Estados Unidos após a crise provocada pela pandemia de covid-19.

Os dados relativos a março também foram revistos em baixa e a criação de emprego inicialmente referida de 916.000 passou para 770.000.

O relatório sobre o emprego indicou que o salário médio por hora aumentou em abril 21 cêntimos para 30,17 dólares.

O número de desempregados nos Estados Unidos diminuiu para 8,2 milhões, um número ainda acima dos níveis registados antes da pandemia, em fevereiro de 2020, quando havia 5,7 milhões de pessoas sem trabalho, segundo dados da administração norte-americana.

A taxa de desemprego, que no ano passado passou de 3,5% em fevereiro para 14,7% em abril, quando houve o maior impacto da pandemia, tem diminuído gradualmente desde então e em março tinha ficado em 6%.

pub