Taxa de inflação fixa-se em 0,9% em fevereiro

| Economia

O Índice de Preços do Consumidor (IPC) subiu 0,9% em fevereiro, acelerando 0,4 pontos percentuais face à variação de 0,5% registada em janeiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor agora conhecido coincide com o que tinha sido adiantado na estimativa rápida do INE, divulgada em 28 de fevereiro.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou, por seu lado, uma variação homóloga de 1,0%, superando em 0,2 pontos percentuais o valor observado em janeiro.

Por sua vez, a variação mensal do IPC foi -0,2% (tinha sido de -1,2% no mês precedente e de -0,7% em fevereiro de 2018).

Já a variação média dos últimos doze meses fixou-se em 1,0%, superando em 0,1 pontos percentuais a registada no mês anterior.

"Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média foi 0,7%", refere o INE, acrescentando que "a variação média do índice relativo aos produtos alimentares não transformados foi 0,7% enquanto o índice dos produtos energéticos apresentou uma variação de 4,1%".

Relativamente ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, o INE adianta que registou uma variação homóloga de 0,9% (superior em 0,3 pontos percentuais à do mês anterior, mas inferior em 0,6 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro.)

O IHPC registou uma variação mensal de -0,3% (-1,3% no mês anterior e -0,6% em fevereiro de 2018) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,1% (valor idêntico ao observado em janeiro).

 

Tópicos:

Consumidor IHPC, Consumidor IPC,

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

    Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.