Tomás Correia multado pelo Banco de Portugal

por Mário Aleixo - RTP
Tomás Correia foi multado pelo Banco de Portugal Lusa

O atual líder da Associação Mutualista Montepio Geral, Tomás Correia, foi multado em 1,5 milhões de euros pelo Banco de Portugal por irregularidades graves realizadas quando exerceu o cargo de presidente da Caixa Económica, agora designada Banco Montepio.

A notícia foi avançada na última noite pela edição online do jornal Público. A instituição financeira, chefiada entre 2008 e 2015 por Tomás Correia, foi também multada em 3,5 milhões de euros, como conta a jornalista da Antena 1 Ana Jordão.

Ao rol de condenações juntam-se os nomes de mais sete administradores executivos das equipas de Tomás Correia, mas com coimas menores.

No grupo estão, por exemplo, José Almeida Serra, Álvaro Dâmaso, antigo presidente da Bolsa de Lisboa, Eduardo Farinha, Rui Amaral, Paulo Magalhães, Jorge Barros Luís e Pedro Ribeiro.

A decisão do Banco de Portugal foi dada a conhecer aos visados na quinta-feira e representa o culminar de uma ação que começou no verão de 2014 com a auditoria forense à Caixa Económica Montepio Geral.

Para além das multas, o supervisor decretou a inibição de atividade no setor financeiro.
pub