Tráfego aéreo controlado pela NAV recua 68% no 1.º trimestre

por Lusa
DR

A NAV Portugal geriu 50.728 voos no primeiro trimestre, o que representa uma quebra de 68,6%, face ao mesmo período do ano passado, altura em que foram controlados 161.579 voos, foi hoje divulgado.

"A NAV Portugal geriu 50.728 voos no primeiro trimestre de 2021, uma quebra de 68,6% face ao mesmo trimestre do ano passado, período em que foram controlados 161.579 movimentos no espaço aéreo português sob responsabilidade da NAV Portugal", informou a prestadora de serviços dos serviços de tráfego aéreo.

A NAV explicou que a variação acentuada no total de voos controlados nos primeiros três meses do ano deve-se ao facto de se estar a comparar com o mesmo período do ano passado, em que os efeitos da pandemia só se fizeram sentir já durante março.

Apesar da queda acentuada, a NAV destacou que os efeitos da quebra do tráfego aéreo se fazem sentir de formas diferentes nas diferentes regiões.

Em Lisboa, a NAV controlou 33.861 voos no primeiro trimestre, menos 73% do que os 126.000 registados no mesmo período de 2020.

Já na ilha de Santa Maria, nos Açores, o recuo foi de 52,5%, com uma descida de 35.000 movimentos geridos em 2020 para 16,8 mil no primeiro trimestre deste ano.

"Ainda com a evolução do tráfego nos próximos meses envolta em muita incerteza, é expectável que os números relativos ao segundo trimestre deste ano tragam uma melhoria quando analisados de forma homóloga. Contudo, sublinhe-se, tal ocorrerá essencialmente porque o segundo trimestre de 2020 foi o pior registo de todo o ano passado -- o tráfego gerido pela NAV entre abril e junho do ano passado caiu 91,4%", apontou a NAV.

Para o presidente Conselho de Administração da NAV Portugal, Manuel Teixeira Rolo, "é cada vez mais evidente que a crise provocada pela pandemia não é algo passageiro, sobretudo no setor da aviação, onde as ondas de choque da interrupção abrupta dos fluxos de tráfego se continuarão a fazer sentir por vários anos".

"Apesar do tráfego começar a denotar alguns sinais de ténue de recuperação em abril em comparação com 2020, continuamos, e vamos continuar, ainda muito longe dos valores de 2019", acrescentou o responsável.

O total de voos geridos pela NAV, ou "movimentos", inclui não apenas os voos com origem ou destino em aeroportos portugueses, mas também aqueles que sobrevoam o espaço aéreo sob responsabilidade portuguesa, que totaliza mais de 5,8 milhões quilómetros quadrados.

Tópicos
pub