Alunos matriculados nas escolas de Matosinhos com passe gratuito já no 3.º período

por Lusa

Porto, 22 Fev (Lusa) - Os alunos matriculados nas escolas de Matosinhos, do ensino básico ao secundário, vão passar a ter um passe gratuito ainda durante o 3.º período deste ano letivo, revelou hoje a autarquia, que estima abranger cerca de 17 mil estudantes.

O anúncio foi feito pela presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, na reunião do Conselho Metropolitano do Porto que decorreu hoje na Póvoa de Varzim, depois de o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, ter revelado que este município decidiu alargar a gratuitidade do passe sub12, acordado com o Governo, até aos 15 anos.

De acordo com Luísa Salgueiro, "todos os estudantes do concelho vão ter passe gratuito", ainda durante este ano letivo.

Contactado pela Lusa, o vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, esclareceu que esta medida deverá ser implementada ainda durante o 3.º período, ou seja, logo após a Páscoa, devendo abranger cerca de 17 mil alunos, incluindo os do ensino profissional.

"O objetivo é que todos os jovens matriculados em escolas do concelho possam aceder gratuitamente aos transportes públicos durante todo o período do ensino obrigatório" e "inspirar bons hábitos de mobilidade", sublinhou o vereador em declarações à Lusa.

Aquele responsável destacou, contudo, que esta medida só avançará quando a transformação da frota [da Resende para a Maré] em operação estiver concluída", o que está previsto que aconteça até abril.

Esta medida surge na sequência de uma proposta apresentada, em outubro pelo PCP/Matosinhos que, durante a apresentação de propostas para as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019, propôs a criação de um passe de estudante gratuito para o 2.º e 3.º ciclos que servisse como "incentivo para o uso regular" do transporte público.

À data, o vereador da Mobilidade e Transportes, eleito pela CDU-PCP/PEV, explicava que esta sugestão surgia no âmbito do novo sistema de transportes urbanos em preparação, cujo objetivo é servir melhor as populações, frisou.

Tópicos
pub