Alunos não conseguem localizar Portugal no continente europeu

por RTP
Nuno Patrício - RTP

O último relatório do Instituto de Avaliação Educativa, sobre as provas de aferição dos últimos dois anos, revela que os alunos apresentam várias dificuldades. Disciplinas como matemática, português e história e geografia são as mais problemáticas. Mas também há problemas na ginástica.

No segundo ciclo, a prova de aferição de história e geografia foi feita por mais de 90 mil alunos. Quase metade -  45 por cento - não conseguiu localizar Portugal no continente europeu usando os pontos cardeais da rosa-dos-ventos.

Do total dos alunos do 5.º ano, 72 por cento não identificaram o rio Mondego nas perguntas sobre o Tratado de Tordesilhas. Mais de metade dos estudantes falhou todas as respostas.

Na matemática, o relatório descreve que os alunos de segundo ciclo tiveram grandes dificuldades no conceito da divisão. As frações são outro problema identificado.

Na prova de português do 8.º ano, só 15% dos alunos escreveram um texto considerado coeso, bem estruturado e sem erros ortográficos. A interpretação de textos é outra das lacunas apontadas.
Dificuldades na ginástica
Na prova de expressões físico-motoras, os alunos do segundo ano tiverem dificuldades com o exercício de saltar à corda. É um dos principais obstáculos na coordenação motora. 

Ainda segundo este relatório, 46% das crianças não conseguiram fazer seis saltos consecutivos. Menos de metade (40%) não conseguiu dar uma cambalhota para a frente levantando-se com os pés juntos.

No jogo de grupo, que fazia parte desta prova, 1/3 revelou dificuldades em participar. Apenas uma pequena percentagem conseguiu fazer o jogo, cumprir as regras e alcançar o objetivo.
Tópicos
pub