Associação Académica de Coimbra vai à reunião sobre praxes convocada por Nuno Crato

| Educação
Associação Académica de Coimbra vai à reunião sobre praxes convocada por Nuno Crato

Foto: Lusa

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, afirma que vai à reunião marcada pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, com as associações de estudantes do Ensino Superior para discutir as praxes académicas.

“Sempre que for para resolver ou falar de problemas que afetem os estudantes, sejam eles quais forem, e são muitos, acho que as associações de estudantes nunca se vão negar a colaborar e a quererem o diálogo”, afirma Ricardo Morgado à jornalista da Antena 1 Natércia Simões.

O dirigente adverte, no entanto, que são as comissões de praxe que regulamentam estas atividades, e não as associações de estudantes: “Neste caso em particular, obviamente que as praxes não são reguladas pelas associações académicas e de estudantes, agora a verdade é que é um assunto que está na ordem do dia. Se o Governo acha que o assunto vale a pena ser debatido, as associações de estudantes têm é mais que colaborar e participar nesse debate, e isso obviamente que faremos”.

O Diário de Notícias avançou esta manhã que Nuno Crato chamou as associações de estudantes do Ensino Superior público e privado para falar sobre as praxes académicas, após os casos da praia do Meco e da Universidade do Minho. A reunião deverá realizar-se na quinta-feira, mas Nuno Crato quer também abordar o assunto com o conselho de reitores e o conselho coordenador dos politécnicos durante as reuniões regulares das próximas duas semanas.

Contactado pela Antena 1, o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, referiu apenas que quer primeiro ouvir o ministro da Educação e só depois falará sobre o tema. O reitor da Universidade do Minho recusa prestar qualquer declaração sobre o caso do professor que diz ter sido humilhado ao tentar parar uma praxe.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.