Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Cantinas abertas? Entidades querem avaliação caso a caso

por Antena 1

Foto: Suzanne Plunkett

"É preciso avaliar caso a caso". As autarquias reagem desta forma às novas regras definidas pelo Ministério da Educação, que pretende manter as cantinas escolares abertas durante todo o ano, inclusive nos períodos de férias escolares.

Ribau Esteves, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses pede bom-senso e defende que os refeitórios só devem estar abertos durante todo o ano nas escolas onde há procura.

O novo despacho ministerial também alarga o regime de distribuição de fruta às crianças do pré-escolar, medidas positivas, na leitura dos municípios, mas falta saber quem paga.

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas segue a mesma ideia e diz que as escolas devem ter autonomia para decidir se as cantinas devem ou não abrir nos períodos de férias escolares. Filinto Lima defende uma avaliação caso a caso. 

Já Jorge Ascensão, da Confederação das Associações de Pais, considera que ter todas as cantinas abertas pode ser um exagero. A estrutura admite haver necessidade de garantir a alimentação das crianças nos períodos de férias, mas reconhece que esta resposta não é precisa em todas as escolas e deve ser feita uma avaliação caso a caso.

pub