Normalidade e serenidade no arranque do ano letivo, refere ministro da Educação

por Antena 1

Foto: Arménio Belo - Lusa

O novo ano escolar começa esta quarta-feira e para o ministro que tutela a pasta da Educação todo o processo de colocação de professores ocorreu sem sobressalto.

Para Tiago Brandão Rodrigues, perante este cenário estão criadas todas as condições para o ano letivo começar com normalidade.

O ministro espera os professores cumpram o que tem a cumprir, apesar das greves e dos protestos anunciados.

Mário Nogueira, da FENPROF, avisa que os protestos vão continuar, não vão atrapalhar o trabalho dos professores, e fala num ministro pouco sério quando refere apresenta para o exterior medidas que nunca estiveram em cima da mesa.

Já Jorge ascensão da Confederação Nacional das Associações de Pais, não está satisfeito com as contantes divergências à porta de um novo ano letivo e sugere que os professores optem por outras formas de protesto.

O presidente da Federação Nacional de Educação, João Dias da Silva, diz que as escolas não tiveram tempo de preparação para as novas regras do ano letivo que hoje arranca. Para a FNE era necessário mais tempo e mais consenso.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos de Escolas Publicas, refere que há boas condições para o arranque de mais um ano letivo, mas sublinha que ainda há um problema para resolver.

pub