Professores universitários cansados de esperar pelo descongelamento de carreiras

por Antena 1

Foto: Reuters

Os professores do Ensino Superior afirmam-se casados de esperar pelas alterações previstas no orçamento para este ano que avança com o descongelamento das carreiras e os respetivos acertos nos salários.

Esta sexta-feira o Sindicato Nacional do Ensino Superior vai estar nas redes sociais e sair à rua em protesto e ameaça levar universidades e politécnicos a tribunal.

O conselho de reitores das universidades portuguesas garante que estas instituições já estão a fazer contas e que a situação estará corrigida em breve.

Já o presidente do conselho coordenador dos Institutos Politécnicos, adianta que ainda está a espera que o ministério da Ciência e Ensino Superior esclareça a forma como devem ser feitos os acertos na carreira dos professores.

Fontainhas Fernandes, da CRUP, diz ter já a informação que as universidades já estão a avançar com o pagamento aos não docentes. Já as carreiras docentes e investigação, as instituições estão a calcular o montante, com base nos dados enviados pelo ministério da Ciência, para efetuar o pagamento.

Já Nuno Mangas, da CCISP, afirma que continuam a aguardar por resposta da tutela.


pub