Sociedade Portuguesa de Matemática denuncia erro na correção de exame do 9.º ano

por Lusa

Lisboa, 27 jun (Lusa) -- A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) denunciou hoje a existência de um erro na proposta de correção do exame do 9.º ano à disciplina, hoje realizado por quase 90 mil alunos finalistas do ensino básico.

"A SPM lamenta verificar que, nos critérios de correção publicados pelo IAVE [Instituto de Avaliação Educativa], no item 14 seja atribuída 75% da cotação a uma resposta integralmente errada", lê-se no comunicado da SPM.

Segundos os critérios de correção publicados pelo IAVE, a correção pode atribuir quatro ou três pontos às respostas dos alunos: quatro pontos na proposta considerada completamente correta e três pontos noutra proposta de correção para um nível de desempenho inferior.

Segundo a SPM, esta segunda hipótese de pontuação, que atribui 75% do total possível na classificação a este item, está "integralmente errada".

Numa apreciação global da prova realizada hoje por 89.980 alunos em todo o país, a SPM entende que "esta prova é mais simples do que a do ano anterior, ficando assim com um nível aquém do grau de exigência adequado ao final da escolaridade básica".

Apesar de afirmar que o grau de exigência não se adequa ao nível de escolaridade testado, a SPM diz também que a prova "está em conformidade com os conteúdos do Programa e Metas estabelecidas, não contém erros científicos, tem uma estrutura análoga à prova do ano anterior e tem uma duração adequada".

Contactado pela Lusa, o IAVE disse não querer comentar as incorreções apontadas pela SPM.

O IAVE é a entidade responsável pela realização e aplicação das provas e exames nacionais.

Tópicos
pub