Alberto Martins diz que Belém é a unica capaz de derrotar Marcelo

por Lusa

Porto, 12 jan (Lusa) -- O deputado socialista Alberto Martins afirmou hoje, no Porto, que Maria de Belém é a única candidata capaz de derrotar o candidato "da direita e sucessor de Cavaco Silva" numa segunda volta das eleições Presidenciais.

"Estou aqui como deputado socialista e com a minha história pessoal a apoiar uma candidata que será, a meu ver, quem estará em condições de derrotar o candidato da direita e o sucessor de Cavaco Silva", salientou o antigo ministro da Justiça que, ao terceiro dia de campanha, acompanhou Maria de Belém Roseira numa visita ao Instituto de Oncologia do Porto (IPO).

Alberto Martins frisou que a candidata presidencial "representa o socialismo", é "uma mulher de causas", "uma democrata" e é "capaz de desempenhar as funções de Presidente da República com uma dimensão de dignidade e de estabilidade".

Questionado sobre se o PS não deveria apoiar oficialmente a candidata que já foi presidente do partido, o deputado lembrou que, em "tempo oportuno", defendeu que deveria haver primárias para designar quem o PS deveria apoiar para a Presidência da República.

"Isso não foi feito, mas, de qualquer forma, acho que ela é socialista e é uma referência do PS e eu voto nela e também por ser socialista", frisou.

Alberto Martins salientou que o que é preciso é "combater e derrotar o candidato da direita" e disse que acredita que "vai haver uma segunda volta" destas eleições.

"E que Maria de Belém, pela sua abrangência e pelo facto de ser uma candidata socialista, que parte do espaço socialista e que é capaz de ter uma abrangência nos setores democratas e humanistas, até conservadores, será a candidata em condições de, numa segunda volta, derrotar Marcelo Rebelo de Sousa", acrescentou.

Instado a responder à pergunta se antes a candidata não tem de derrotar Sampaio da Nóvoa, o deputado socialista disse estar convencido de que Maria de Belém vai "afirmar-se à esquerda" para forçar a segunda volta.

"E aí, os socialistas vão fazer a sua opção entre uma socialista ou entre um candidato da direita seguidor, herdeiro natural, de Cavaco Silva", salientou.

Tópicos
pub