Haverá margem para aumentos salariais, diz Centeno

por Madalena Salema

Foto - Reuters

O candidato a deputado pelo PS ao parlamento Mário Centeno apresentou o cenário macroeconómico e o impacto financeiro das propostas que o partido leva às próximas eleições legislativas, afirmando que vai haver margem para aumentos salariais.

Segundo o ministro das Finanças, em 2020 e em parte de 2021,a
Administração Pública "terminará um processo de recuperação de mais de dez anos de congelamento de carreiras e, para que seja cumprido, até ao próximo ano, verifica-se um aumento muito substancial da despesa pública através dessa recuperação".

"A margem que existe para 2020, após paga a prestação da recuperação do congelamento das carreiras (na ordem dos 500 milhões de euros), é suficiente para aumentar os salários à margem da inflação que hoje se observa. Nos anos seguintes, o esforço de recuperação das carreiras diminui significativamente, passando a valer pouco mais de 200 milhões de euros. Por isso, nessa altura, a margem entre 200 para 400 milhões de euros, caso se cumpra o Programa de Estabilidade, é a margem que o próximo Governo tem para adotar medidas de atualização salarial e outras na Administração Pública", explicou o titular da pasta das Finanças.

Centeno assume também a existência de 400 milhões de euros para baixar o IRS.


pub