Bruxelas quer reformas gregas aplicadas rapidamente e sem recuos

| Eleições na Grécia

A Comissão Europeia quer que a Grécia aplique rapidamente as reformas com as quais se comprometeu na reunião de sexta-feira do Eurogrupo, de modo a que a revisão do programa de assistência se conclua de forma positiva.

"A rápida e determinada aplicação das reformas prometidas será a chave para a conclusão de uma revisão bem-sucedida", sustentam os comissários europeus para o Euro, Valdis Dombrovskis, e para os Assuntos Económicos e Monetários, Pierre Moscovici, numa carta hoje endereçada ao Governo grego.

Os comissários -- que representam o executivo comunitário nas reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) -- reiteram ainda que Atenas "deve evitar qualquer recuo nas medidas e alterações unilaterais às políticas e reformas estruturais que possam ter impacto negativo nas metas orçamentais, na recuperação económica o uma estabilidade financeira, tal como foi avaliado pelas instituições".

O Eurogrupo está reunido através de teleconferência para analisar a lista de reformas enviada pelo Governo de Alexis Tsipras, depois de esta ter recebido o aval da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional.

Na sexta-feira passada, o Eurogrupo aprovou o prolongamento, por quatro meses, da assistência financeira à Grécia.

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional no total de 240 mil milhões de euros em troca da implementação de duras medidas de austeridade.

O novo Governo de Atenas, que saiu das eleições de 25 de janeiro, tem dito que foi mandatado para pôr fim à austeridade, para reformar o país e para promover o crescimento económico.

Tópicos:

Económicos, Grécia,

A informação mais vista

+ Em Foco

Meio século depois, o Parlamento soviético dos finais da Guerra Fria repudiou o Pacto. Decorridos mais 30 anos, Putin quer reabilitá-lo.

    A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.