Governo grego mostra mapa económico de dez medidas ao Eurogrupo

por RTP

Foto: Kostas Tsironis, Reuters

Atenas já disse que só aceita cumprir 70 por cento do ajustamento ao qual o Estado helénico tem estado vinculado, alegando que os restantes 30 por cento são tóxicos. O ministro grego das Finanças prometeu apresentar esta quarta-feira ao Eurogrupo dez novas medidas para substituir parte do programa da troika.

Caso o plano do Executivo de Alexis Tsipras não seja aprovado pelos minitros das Finanças da Zona Euro, ganhará força o cenário de uma saída grega da moeda única. Este é mesmo um dos desfechos admitidos em Atenas.
O primeiro-ministro grego já deixou claro que a soberania grega é inegociável. Por sua vez, o ministro das Finanças de Atenas, Yanis Varoufakis, propõe-se encontrar pontes entre as ideias gregas e as posições de Bruxelas.


Há, todavia, outras hipóteses. Entre estas a possibilidade de o país financiar-se noutros mercados, nomeadamente junto de chineses ou russos. Esta quarta-feira, a par da reunião do Eurogrupo, o ministro grego dos Negócios Estrangeiros reúne-se em Moscovo com o homólogo da Rússia.

O primeiro-ministro grego recebeu na última noite um voto de confiança do Parlamento. O programa do Governo foi aprovado por 162 dos 300 deputados que compõem a câmara.

A prioridade de Tsipras passa pela renegociação do ajustamento e pelo combate à pobreza. Momentos antes do voto de confiança, o governante reafirmava que a Grécia não regressaria ao tempo dos planos de resgate e da submissão. Acusaria ainda a Alemanha de insistir em soluções irracionais.
pub