Grécia oficializa pedido de extensão do empréstimo

por Christopher Marques, RTP
François Lenoir, Reuters

Nas mãos de Bruxelas. Respeitando o que foi anunciado na quarta-feira, o Governo grego entregou esta quinta-feira o pedido de prolongamento do empréstimo internacional. Atenas quer uma extensão do crédito por seis meses.

A receção do pedido foi confirmada pelo próprio presidente do Eurogrupo. Através do twitter, Jeroen Dijsselbloem comunicou que tinha recebido o pedido, sem adiantar grandes pormenores.


O pedido apresentado por Alexis Tsipras e Yanis Varoufakis será analisado ao longo do dia no Euro Working Group, uma reunião de altos funcionários da Zona Euro.

Depois da primeira análise, haverá nova reunião do Eurogrupo. Bruxelas confirmou que os ministros das Finanças da Zona Euro vão encontrar-se na sexta-feira. Um agendamento que pode ser, só por si, um leve indicador de que os 19 países da Zona Euro consigam chegar a acordo.

Na quarta-feira, os dirigentes europeus tinham insistido que não haveria nova reunião, a não ser que Atenas apresentasse um projeto considerado válido.

Na manhã desta quinta-feira o porta-voz do Governo de Alexis Tsipras deixou claro que Atenas fará tudo o que estiver ao seu alcance para alcançar rapidamente um acordo com os seus parceiros. No entanto, insistiu que o Governo helénico não aceitará novas medidas de austeridade.
Otimismo em Atenas
Ainda antes de o pedido ter sido entregue, o ministro grego das Finanças mostrou-se otimista quanto a um possível acordo com os seus parceiros da moeda única.

Na quarta-feira, Yanis Varoufakis disse acreditar que se estava no “bom caminho” e que havia “sinais de convergência”.
(Peça de Marta Pacheco, Antena 1)

“O pedido estará escrito de tal forma que irá satisfazer tanto a Grécia como o presidente do Eurogrupo”, prometeu o ministro grego.

No entanto, Berlim já avisou que a “solidariedade não se realiza num só sentido”. Angela Merkel preveniu que Atenas também terá de ceder para ganhar.

“Solidariedade e esforço são dois lados da mesma moeda. E isto não mudará”, afirmava ontem a chanceler alemã.

O pedido de Atenas ainda não foi tornado público, mas deverá excluir a última série de medidas de austeridade previstas no memorando de entendimento, entre as quais um aumento do IVA e medidas de liberalização do mercado laboral.

Uma fonte próxima do Governo de Alexis Tsipras revelou à France Presse que o documento apresentado por Atenas exclui o prolongamento do memorando que é entendido como um sinónimo de austeridade. No entanto, o Governo helénico compromete-se a conseguir um equilíbrio orçamental.
pub