Raúl Vaz frisa que é questão política que está em causa na Grécia

por Sandra Henriques

Foto: Orestis Panagiotou/EPA

O comentador da Antena 1 de assuntos políticos acredita que é impossível que a Grécia tenha mais tempo e mais dinheiro sem austeridade.

Raúl Vaz defende que a reforma da sociedade grega e a austeridade “não são compatíveis com aquilo que o Governo grego vendeu e continua a vender ao seu eleitorado, ou seja, que a austeridade acabou”.

Ouvido pelo jornalista Nuno Rodrigues, o comentador sublinha que se trata de uma questão política e não técnica ou financeira: “Tenho muitas dúvidas que o Eurogrupo aceite que a fórmula seja a extensão do empréstimo e não seja a extensão do programa de assistência, seja ela pelo tempo que for”.

“É evidente que pode ser o tempo que o Governo grego precise, ou seja, pode ser igual ao tempo de extensão do empréstimo, seis meses”, acrescenta.

Questionado se a proposta grega de pedir a extensão do prazo do empréstimo é uma cedência de Atenas, Raúl Vaz responde que o Executivo grego está a fazer tudo para salvar a sua face junto daqueles que o elegeram e procura “dar a volta ao texto” através da semântica.


pub