Dilma aumenta vantagem sobre Aécio em vésperas da segunda volta

por RTP
Os dois candidatos à presidência do Brasil participam hoje no último debate televisivo Paulo Whitaker, Reuters

Sondagens realizadas pelo Datafolha e pelo Ibope, divulgadas na quinta-feira, mostram Dilma Rousseff, candidata à reeleição, à frente de Aécio Neves, pela primeira vez fora da margem de erro, de dois pontos percentuais. A sondagem do Ibope atribui à candidata do PT 54 por cento dos votos válidos, contra 46 por cento do candidato do PSDB. Já a realizada pelo Datafolha revela uma distância menor, 53 por cento contra 47 por cento.

Nas últimas sondagens realizadas pelos institutos Datafolha e Ibope, os dois candidatos à presidência do Brasil estavam tecnicamente empatados.

Os eleitores que tencionam votar em branco ou nulo somam cinco por cento, segundo a sondagem do Datafolha, e sete por cento pelo Ibope. Os indecisos são de cinco e três por cento, respetivamente.


Considerando os votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), a sondagem do Datafolha, que foi realizada entre segunda e quarta-feira, revela que Dilma Rousseff chega aos 53 por cento, contra 47 por cento de Aécio Neves. Os últimos dados, divulgados dia 22 de outubro, apontavam para 52 por cento para a candidata do PT e 48 por cento para o candidato do PSDB, no limite do empate técnico, uma vez que a margem de é de dois pontos percentuais.

Já a sondagem do Ibope aponta para que Dilma Rousseff chegue aos 54 por cento dos votos válidos, contra 46 por cento de Aécio Neves. A última sondagem deste instituto, divulgada no dia 15 de outubro, apontava para um empate técnico entre os dois candidatos, com uma vantagem para o candidato do PSDB: 51 por cento dos votos, contra 49 por cento da atual Presidente.

Se se tiver em conta os votos totais, segundo o Datafolha, Dilma obtém 48 por cento dos votos e Aécio 42 por cento. Na última sondagem, os resultados apontavam para 47 e 43 por cento.

Já o Ibope mostra a vantagem para a candidata do PT com 49 por centos dos votos, contra 41 por cento do candidato do PSDB. A sondagem anterior realizada por este instituto apontava para uma vitória de Aécio Neves com 45 por cento dos votos, contra 43 por cento de Dilma Rousseff.
Outros dados do Datafolha
A sondagem do Datafolha, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, questionou ainda os eleitores sobre a taxa de rejeição dos dois candidatos e a avaliação ao Governo de Dilma Rousseff.

Em relação à taxa de rejeição, 41 por cento dos inquiridos afirmaram que não votariam de forma nenhuma em Aécio Neves e 37 por cento teve a mesma opinião em relação a Dilma Rousseff. Na sondagem divulgada a 9 de outubro, as taxas eram de 34 e 43 por cento, respetivamente.

Sobre a aprovação do Governo de Dilma Rousseff, a percentagem de eleitores que o considera “bom” passou de 34 para 43 por cento. O instituto não divulgou, até ao momento, a avaliação de “suficiente” e “má ou péssima”.

Ainda segundo a sondagem, 46 por cento dos eleitores votariam com convicção na candidata do PT, 15 por cento talvez, 37 por cento não votaria de forma nenhuma na atual Presidente e um por cento não sabe ou não responde. No caso de Aécio Neves, 39 por cento votaria com certeza, 18 por cento talvez votasse, 41 por cento não votaria de forma nenhuma e dois por cento afirma que não sabe se votaria ou não no candidato do PSDB.

O instituto realizou 9.910 entrevistas em 399 municípios nos dias 22 e 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95 por cento.

Nas quatro sondagens anteriores realizadas pelo Datafolha para a segunda volta das eleições presidenciais, os números mostravam um empate técnico. Nas duas primeiras Aécio estava à frente, com 51 por cento dos votos, contra 49 por cento de Dilma. Nas duas últimas Dilma esteve à frente, com 52 a 48 por cento dos votos, mas dentro da margem de erro.
Outros dados do Ibope
A sondagem do Ibope/Estadão e TV Globo mostra uma continuidade da tendência de melhoria da avaliação do Governo. Com 56 por cento dos entrevistados a aprovarem o desempenho de Dilma Rousseff.

Desde a última semana, a avaliação “bom” ao Governo de Dilma Rousseff oscilou de 43 para 45 por cento. Já a avaliação “suficiente” manteve-se e a avaliação “má ou péssima” desceu dois pontos percentuais e passou de 25 para 23 por cento.

A taxa de rejeição de Aécio Neves aumentou sete pontos percentuais, de 35 para 42 por cento, enquanto a de Dilma Rousseff permanece nos 36 por cento.

No voto espontâneo, quando o entrevistado revela em quem irá votar sem que a opção dos candidatos seja mostrada, Dilma Rousseff tem 47 por cento e Aécio Neves 39 por cento.

A sondagem do Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre 20 e 22 de outubro em 203 municípios de todo o país. A margem de confiança é de 95 por cento e a de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Tópicos
pub