Passos Coelho felicita Dilma pela reeleição

por Lusa

Lisboa, 27 out (Lusa) - O primeiro-ministro português felicitou hoje a presidente brasileira, Dilma Rousseff, pela sua reeleição no domingo, reiterando o empenho do Governo luso no aprofundamento das relações bilaterais com "o principal parceiro comercial" na "América do Sul e Central".

"Quero, em nome do Governo de Portugal e no meu próprio, apresentar a Vossa Excelência as minhas sinceras felicitações pela sua reeleição para o cargo de Presidente da República Federativa do Brasil, desejando os maiores êxitos no novo mandato", lê-se na carta que Passos Coelho enviou hoje a Dilma Rousseff e a que Lusa teve acesso.

O líder do executivo de maioria PSD/CDS-PP sublinhou "o empenho" quanto ao "relacionamento bilateral" entre Portugal e Brasil dada a "riqueza de oportunidades existentes", em virtude dos "laços humanos e linguísticos", a "inserção geográfica de cada país" e a "vontade mútua de explorar novas avenidas de cooperação".

"O Brasil é, incontestavelmente, o principal parceiro português na América do Sul e Central. A internacionalização da economia portuguesa tem um sido um eixo prioritário da ação do meu Governo. Desejamos por isso continuar a projetar as grandes empresas, mas também as pequenas e médias, numa lógica de coligação empresarial e cruzamento de vontades com as suas congéneres brasileiras", diz ainda a missiva do chefe do Governo.

Dilma Rousseff (do Partido Trabalhista, de centro-esquerda) foi reeleita domingo na segunda volta das eleições presidenciais brasileiras, com 51,8% dos votos, na mais renhida disputa eleitoral das últimas duas décadas, vencendo Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB, de centro-direita).

Tópicos
pub