Bruxelas espera para ver propostas sobre UE, mas define limites

por Lusa

A Comissão Europeia espera para ver o que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que venceu as legislativas de quinta-feira, quer discutir concretamente, mas lembra que as quatro liberdades fundamentais da União Europeia (UE) não são negociáveis.

"É preciso esperar para ver o que o Reino Unido quer negociar", disse hoje o porta-voz da Comissão Europeia Margaritis Schinas, sublinhando que "as quatro liberdades fundamentais não são negociáveis".

"Primeiro queremos ver as propostas de reformas que o Reino Unido tem para apresentar e, depois - no espírito de abertura, amizade e espírito construtivo que caracteriza as relações da Comissão com todos os membros da UE -- estaremos prontos as debater, para chegarmos a um acordo justo" com Londres, acrescentou.

O porta-voz da Comissão Europeia salientou ainda que as quatro liberdades fundamentais (livre circulação de pessoas, de mercadorias, de serviços e de capital) "são inegociáveis porque são a essência do espírito europeu".

O primeiro-ministro britânico, que venceu as legislativas de quinta-feira, quer limitar a entrada de imigrantes oriundos de outros Estados-membros e renegociar os tratados europeus, tencionando ainda submeter a referendo popular a permanência do Reino Unido na UE.

Tópicos
pub