Amin Maalouf em entrevista à Antena 1

| Entrevistas
Amin Maalouf em entrevista à Antena 1

Mário Rui Cardoso entrevista o escritor líbano-francês Amin Maalouf, que hoje recebe o Prémio Calouste Gulbenkian 2019.

O escritor e ensaísta francês de origem libanesa, Amin Maalouf, recebe esta sexta-feira o Prémio Gulbenkian 2019, no valor de 100 mil euros. 


O prémio será entregue pelo Presidente da República e distingue a figura de um humanista, um dos nomes mais influentes do mundo árabe. O júri, presidido pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, sublinhou a atividade de Amin Maalouf como "incansável construtor de pontes em busca de um mundo em paz e um modo de vida mais justo e sustentável". 

O jornalista da Antena 1, Mário Rui Cardoso, ouviu Amin Maalouf nesta passagem por Lisboa para receber o Prémio Gulbenkian 2019.


O MUNDO DEIXOU DE PENSAR NO PRINCÍPIO DA IGUALDADE 

Amin Maalouf diz que o mundo hoje em dia já não tem a mesma preocupação que tinha antes com o princípio da igualdade, deixou de ter essa referência moral.

O PARADOXO DOS TEMPOS MODERNOS

O escritor e ensaísta francês de origem libanesa aponta o paradoxo dos tempos modernos: nunca tivemos tanto ao nosso alcance, e tantos meios para resolver os nossos problemas, e mesmo assim o mundo está tão ameaçado.


A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

    Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.