Entrevista. Jerónimo de Sousa não exclui repetir solução governativa

por Antena 1

Foto: Antena1

O líder dos comunistas admite a possibilidade de repetir a solução governativa existente. No entanto, em entrevista à Antena 1, o secretário-geral do PCP sublinha que as contas só se fazem depois das legislativas.

O líder do PCP assume que os últimos 4 anos têm sido exigentes, mas admite que a chamada geringonça permitiu que o país tenha registado avanços em várias áreas. A luta no governo anterior era de resistência, agora é de reivindicação, diz o secretário-geral do PCP.

Sobre a greve dos enfermeiros, Jerónimo de Sousa admite que a greve tornou-se "pouco simpática" para a opinião pública, mas quanto ao financiamento do protesto não faz juízos de valor. Diz que é claro que quem estava a ganhar eram os grandes grupos económicos da saúde.

Quanto à Venezuela, Jerónimo de Sousa sai em defesa da soberania do país. O Secretário-geral do PCP acusa de hipocrisia os países que pedem ajuda humanitária e, ao mesmo tempo, apoiam os Estados Unidos naquilo a que chama um cerco ao regime de Nicolás Maduro.

Nos últimos tempos, o PCP viu-se envolvido em várias polémicas. Jerónimo de Sousa diz que há uma operação concertada por parte da direita económica. Questionado sobre se deixa a liderança do partido no congresso de 2020, Jerónimo de Sousa diz que se sente com força para chegar até lá. Depois disso, ainda é prematuro pensar mais além.

Pode ver aqui na íntegra esta entrevista de Jerónimo de Sousa à jornalista Natália Carvalho:

pub