Nós Lá Fora

por José Carlos Lopes

Foto: FUTSAL SILVA MORGES

O Futsal Silva Morges é atualmente vice-campeão da modalidade em terras helvéticas.

Em 2009, quando estavam de férias na aldeia da Silva, concelho de Valpaços, perto de vinte portugueses emigrados na região de Morges na Suíça resolveram praticar futsal uma vez por semana que terminava sempre com excelentes convívios e petiscos.

No segundo ano, os treinos passaram a duas vezes por semana. Começaram a participar em torneios e perceberam que era possível, foram para o campeonato regional e sagraram-se campeões, chegados ao campeonato nacional da 3ª divisão tiveram que criar o Futsal Silva Morges.

Como conta o presidente Tiago Borges, ainda tentaram associar-se a um clube de futebol de 11, propuseram a criação de uma seção de futsal, perante a recusa, aproveitaram o nome da aldeia, Silva e o nome do distrito onde residem, Morges.

Definiram então novos objetivos, chegar ao título suíço em cinco anos. Foram campeões da terceira e da segunda divisões.
Na época 2016/ 2017, quarto ano do projeto e primeiro na divisão maior do futsal suíço, venceram a fase regular, mas perderam na final do campeonato.

Para prepararem o futuro, criaram também a equipa +B+ que joga na terceira divisão. Vão ter quatro jogadores na seleção suíça, dois luso-descendentes e outros dois originários da América do sul. Um sonho de amigos que leva o nome da aldeia Silva, da freguesia de
Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, aos quatro cantos da Suíça e brilha no futsal helvético.
pub