Especiais
"Nove ministras, nove ministros" responde António Costa ao PAN
António Costa explica a Inês Sousa Real que “não acho que haja nenhum mundo cor-de-rosa”. O primeiro-ministro diz ainda que “há problemas para resolver” e que “se não houvesse ia fazer outra coisa na vida”. “Estou aqui para trabalhar”, sublinha.
Sobre os quatro mil milhões arrecadados graças à inflação, “a senhora deputada tem de ter em conta que no conjunto das medidas adotadas para combater a inflação, desde a diminuição de receita por efeito do IVA zero [no cabaz alimentar], até ao conjunto das fortíssimas medidas que adotamos em matéria energética, o estado já investiu 9.400 milhões de euros a mitigra preços ou a apoiar os rendimentos das famílias”, contrapõe António Costa.
É “mais do dobro do que a receita que a senhora deputada diz que o estado arrecadou a mais”, afirma o primeiro-ministro.
Sobre o alojamento, António Costa lembra que o executivo está a “aumentar em 120 por cento o número das camas de alojamento estudantil, porque faltam”. “A senhora deputada discursa a dizer que faltam, nós trabalhamos para que deixem de faltar”, sustenta.
Sobre a paridade e oportunidade dada às mulheres em altos cargos, António Costa convida Inês Sousa Real a olhar para “quantas ministras e quantos ministros” integram “este Governo”.
“Eu poupo-lhe o trabalho, nove ministras e nove ministros”, responde de imediato, concluindo sem referir o tema da reforma florestal nem os problemas do SNS invocados pela deputada única do PAN.