França 1 - 1 Inglaterra, Euro2012, Grupo D, 1.ª jornada, 17h00

por RTP

França e Inglaterra muito calculistas, e até mutuamente temerosas, neste arranque da primeira jornada do Grupo D do Europeu de futebol. O jogo era aguardado com expetativa devido à reputação de ambas as Seleções (poderosos e históricos rivais no mundo do futebol e não só) mas, depois de uma primeira parte movimentada e várias vezes interessante (e durante a qual se marcaram os dois golos), o segundo tempo foi muito lento e mal jogado. França sai melhor na fotografia, porque trabalhou mais, muito devido à ação da dupla Nasri e Benzema, mas Inglaterra mostrou que podia ter tido outro resultado se forçasse um pouco mais a nota. Aparentemente, pelo menos, o empate serviu a todos porque, mais do que em ganhar, ambas as equipas pareceram particularmente empenhadas em não perder o jogo.


Estatísticas finais:

Posse de bola:
França: 61%
Inglaterra: 39%

Remates (à baliza):
França: 19 (15)
Inglaterra: 3 (1)

Cantos:
França: 11
Inglaterra: 4

Faltas:
França: 9
Inglaterra: 7

Mais estatísticas aqui.

Fim do jogo.

90' + 2 - Remate de Benzema para defesa de Hart.

90' - Substituição para Inglaterra - Sai Welbeck, entra Walcott.

Três minutos de compensação.

88' - Milner cruza rasteiro ao primeiro poste criando uma situação difícil de resolver para a defesa francesa. Mas os galos atiram para canto.

84' - Substituição dupla para França - Saem Cabaye e Malouda, entram Ben Arfa e Martin.


80' - Forte pontapé de ressaca de Cabaye desviado por Lescott para canto, com a bola a rasar o poste direito de Hart. Muito perigo para as redes britânicas, agora.

77' - Substituição dupla para Inglaterra - Saem Chamberlain e Parker, entram Defoe e Henderson.

75' - Remate de surpresa de Ribery, quase sem ângulo, mas bem direcionado. Hart faz a parada, algo atabalhoado, mas eficaz, no fim de contas.

73' - Nasri e Benzema combinam mais uma vez na cabeça da área inglesa, mas o passe de morte para o avançado francês é captado no último instante pelos adversários.

70' - Cartão amarelo para Ashley Young, por falta feia sobre Benzema.

64' - Remate de Benzema a acordar todos da sonolência que se instalou desde o princípio da segunda parte. Depois de trabalhada entre Nasri e Benzema, a bola sai forte, mas direita a Joe Hart, que segura com firmeza.

A qualidade de jogo nesta segunda parte está a ser inferior à da primeira. Ambas as equipas estão mais apostadas em não falhar as marcações, em prejuízo da velocidade e do improviso.
 
54' - Gerrard oportuníssimo a limpar para canto um cruzamento atrasado (e venenoso) de Evra para o centro da pequena-área.

48' - Erro de Milner na tentativa de atrasar a bola para o seu guarda-redes. A bola fica curta e é intercetada por Nasri, mas Hart sai da baliza e rouba a bola ao francês.

18h02 - Recomeço do jogo. Não houve substituições ao intervalo.

Intervalo.

44' - Benzema ganha na raça e, perante a hesitação de Hart, avança para o remate. O keeper inglês emenda a atitude anterior com uma defesa para canto, à andebol, com o pé esquerdo.

Curiosidade: os dois golos já apontados neste jogo foram apontados por atletas dos quadros do Manchester City.

38' - Golo de França por Nasri - Golaço de Samir Nasri de fora da área, com um pontapé colocadíssimo ao canto inferior direito da baliza inglesa. Hart (na foto) comopletamente batido.

(foto: reuters pictures)

35' - Enorme oportunidade de golo para França. Diarra, fortíssimo, de cabeça, obriga Hart a uma grande defesa. A bola volta a sobrar para Ribery, que cruza atrasado para o meio da área, onde aparece de novo Diarra a cabecear a centímetros do poste direito da baliza de Inglaterra. Esteve à vista o empate.

33' - Cartão amarelo para Chamberlain, por entrada de carrinho e fora de tempo sobre Debuchy.

30' - Golo de Inglaterra, por Lescott - Livre marcado por Gerrard na meia direita, com a bola a ir teleguiada para a cabeçada de Lescott (na foto), que beneficia de alguma deficiência de marcação por parte dos franceses. Está inaugurado o marcador.

(foto: reuters pictures)

Ambas as equipas já "mostraram os músculos" uma à outra e o jogo abrandou agora um pouco de ritmo, tendo passado a desenrolar-se novamente mais longe das balizas.

22' - Welbeck foi pisado por Rami na disputa de uma bola alta e tem de ser assistido. O jogo está momentaneamente parado.

14' - A melhor ocasião de golo surge num ataque inglês. Ashley Young desmarca Milner na perfeição, mas o dextro, depois de rodear Lloris e com a baliza à sua  mercê, vê-se obrigado a usar o pé canhoto para rematar, o que se revela desastroso para as aspirações inglesas. Bola claramente ao lado.

11' - Nasri on fire nos primeiros minutos de jogo. O jogador francês, que recentemente se sagrou campeão de Inglaterra ao serviço do Manchester City, dispara de longe bem próximo do poste esquerdo da baliza inglesa.

10' - Mãos de manteiga de Joe Hart na tentativa de neutralizar um canto apontado por Nasri, mas Glen Johnson faz de pronto-socorro e afasta o perigo.

França começa a pressionar, com jogadas consecutivas que vão empurrando os britânicos para zonas próximas da baliza de Hart. Sem grande perigo, para já...

5' - Primeiro pormenor de registo, com Nasri a picar a bola por cima de Terry, desmarcando Benzema já em zona de tiro. Jogada de nota artística elevada, mas inconsequente porque o avançado francês do Real Madrid é imediatamente sufocado, e desarmado, pela defensiva inglesa. Canto para França.

Os primeiros cinco minutos denotam uma grande prudência de ambas as equipas...


17h00 - Começa o encontro. A bola é posta em jogo pela Inglaterra.

----------------------------------------------

Recordamos que Wayne Rooney, uma das principais estrelas inglesas, traz um castigo disciplinar desde a fase de apuramento e está impedido de jogar neste jogo e no próximo.



(foto: reuters pictures)

No saldo de confrontos neste clássico do futebol europeu e mundial, França e Inglaterra já se cruzaram por seis vezes a nível oficial. Resultado? Tudo empatado: dois triunfos para os ingleses, dois para gauleses e dois empates.



(foto: reuters pictures)
----------------------------------------------

Equipas

França
Hugo Lloris, Mathieu Debuchy, Patrice Evra, Adil Rami, Mexès, Yohan Cabaye, Franck Ribéry, Samir Nasri, Alou Diarra, Florent Malouda, Karim Benzema
Suplentes
Steve Mandanda, Cédric Carrasso, Anthony Réveillère, Laurent Koscielny, Gaël Clichy, Mathieu Valbuena, Blaise Matuidi, Jérémy Menez,M’Vila, Marvin Martin, Hatem Ben Arfa, Olivier Giroud
Selecionador: Laurent Blanc

Inglaterra
Joe Hart, Glen Johnson, Ashley Cole, John Terry, Joleon Lescott,, Steven Gerrard, Ashley Young, James Milner, Scott Parker, Alex Oxlade-Chamberlain, Danny Welbeck
Suplentes
Robert Green, Jack Butland, Martin Kelly, Leighton Baines, Phil Jones, Phil Jagielka, Jordan Henderson, Stewart Downing, Theo Walcott, Andy Carroll, Jermain Defoe
Selecionador: Roger Hodgson

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Jogo na Arena Donbass, Donetsk (Ucrânia)