Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ucrânia - Suécia, 1.ª jornada Grupo D do Euro 2012

por RTP

A Ucrânia venceu esta noite a Suécia por 2-1 e é líder isolada do grupo D do Euro 2012 depois de aproveitar o empate entre França e Inglaterra no outro encontro da "pool". Ibrahimovic ainda adiantou a Suécia no marcador aos 52 minutos mas Shevchenko resolveu o encontro a favor da equipa da casa ao bisar na partida em sete minutos (55' e 62').

Estatísticas finais:

  • Posse de bola:
UKR: 53% | SWE: 47%

  • Remates (à baliza):
UKR: 13 (5)| SWE: 12 (6)

  • Cantos:
UKR: 3 | SWE: 2

  • Foras de jogo:
UKR: 2 | SWE: 1

  • Faltas cometidas:
UKR: 12 | SWE: 20

21:40 - Final do jogo no Olímpico de Kiev!
Shevchenko deu a vitória à equipa da casa ao bisar no encontro depois de Ibrahimovic ter inaugurado o marcador.

90+3'
- Mellberg falha o empate! O sueco tenta a igualdade com um pontapé em jeito, a tentar fazer o chapéu, mas a bola passa por cima do travessão.

90+2' - Substituição na Ucrânia!
Sai Konoplyanka, entra Devic.

90' - Vão jogar-se mais 3 minutos!

89'
- Grande oportunidade para a Suécia empatar mas Elmander desperdiça! Ibrahimović isola o compatriota diante do guarda-redes ucraniano mas este não remata logo e após ver Pyatov sair dos postes remata muito por cima da barra da baliza ucraniana.

85'
- A Suécia volta a criar perigo! Elmander procura Ibrahimović ou Mellberg, central que joga agora como avançado, mas nenhum consegue captar.

84' - Substituição na Ucrânia!
Sai Voronin, entra Rotan.

82' - Cartão amarelo para Elm (Suécia)
, por falta sobre Voronin.

O histórico capitão ucraniano sai debaixo de uma enorme onda de aplausos das bancadas do Olímpico de Kiev!


81' - Substituição na Ucrânia!
Sai Shevchenko, entra Milevskiy.

A perder aos 75 minutos, a Suécia nunca conseguiu dar a volta ao marcador num encontro da fase final de uma grande competição (total de 18 jogos nestas condições: 16 derrotas, 2 empates) - estas e outras estatísticas em http://euroestatisticas.zerozero.pt/

76'
- Pyatov fica com as mãos a arder depois de uma bomba de Ibrahimovic! Passe longo para o sueco que triângula, de cabeça, com Kallstorm e volta a receber para um disparo fortíssimo que o guardião ucraniano tem dificuldade em segurar.

A Suécia esgota as três alterações em menos de 10 minutos, enquanto a Ucrânia ainda não mexeu!


71' - Substituição na Suécia!
Sai Rosenberg, entra Elmander.

70'
- Chapéu sai curto! Elm recolhe na grande-área ucraniana um passe de Ibrahimović e tanta colocar a bola por cima de Pyatov mas este consegue segurar.

68' - Substituição na Suécia!
Sai Larsson, entra Wilhelmsson.

Zlatan Ibrahimovic marca no jogo inaugural da Suécia num Europeu pela 3ª edição consecutiva: já tinha marcado em 2004 contra a Bulgária e em 2008 contra a Grécia, enquanto Andriy Shevchenko bisa pela primeira vez num jogo oficial da sua seleção e chega aos 48 golos na sua carreira de internacional «A».

62' - Substituição na Suécia!
Sai Toivonen, entra Svensson.

62' - Golo da Ucrânia! Shevchenko bisa em Kiev! Pontapé de canto batido ao primeiro poste por Konoplyanka com o veterano capitão a desviar com Isaksson pregado ao relvado. Os mesmos protagonistas do primeiro golo voltam a deixar a defesa sueca à beira de um ataque de nervos.

Grande jogo e fantástico ambiente! Isto é o espetáculo do Campeonato da Europa 2012.


55' - Golo da Ucrânia! Marca Shevchenko! Konoplyanka trocou de flanco e isso deu resultado com o jovem ucraniano a cruzar para a área onde o capitão da "casa" cabeceia de forma certeira para o fundo das redes de Isaksson.

52' - Golo da Suécia! Marca Ibrahimovic! Mikael Lustig cruza contra Källström que recolhe e cruza para Ibrahimović fazer, sem grande oposição, o primeiro da noite.

48'
- Primeiro Selin, depois Pyatov a negarem o golo à Suécia! Primeiro o remate é de Rosenberg contra o adversário e, na insistência, é Ibrahimovic a cruzar para a área com o guarda-redes ucraniano a voar para sacudir com o punho direito.

20:50 - Começa a segunda parte!
Pontapé de saída para a Ucrânia.

Empatada a zero golos aos 45 minutos, a Suécia nunca saiu derrotada no final dos 90 minutos de um Campeonato da Europa (total de 4 jogos nestas condições: 2 vitórias, com a Grécia e Dinamarca; 2 empates, com a Holanda e Turquia) - estas e outras estatísticas em http://euroestatisticas.zerozero.pt/


20:34 - Intervalo em Kiev!
Ucrânia e Suécia empatam sem golos.

45' - Joga-se mais 1 minuto a partir de agora!

41'
- Que falhanço de Konoplyanka! Sem marcação, com o adversário direto fora do lance, o jovem ucraniano atira de primeira muito por cima onde só tinha que encostar este cruzamento de Gusev.

Nenhum atleta sueco em campo atua no respetivo campeonato nacional, ao contrário do que acontece com os ucranianos, em que apenas 2 jogadores jogam fora de portas: Anatoliy Tymoschuk no Bayern e Andriy Voronin no Din. Moscovo.


38'
- Ibrahimovic atira ao ferro! Pyatov ficou a ver a bola passar depois de Zlatan Ibrahimović cabecear a milímetros do poste da baliza ucraniana a emendar um cruzamento. Que jogo fantástico de parada e resposta no Olímpico de Kiev!

37'
- Treme a Suécia! Mais um lance de perigo da equipa da casa com Yarmolenko a disparar à baliza e Mellberg a ter de cortar, em carrinho e depois é Shevchenko a rematar com força contra um adversário

36'
- Konoplyanka tira tinta ao poste da baliza de Isaksson! A Suécia tem descido muito no terreno e a Ucrânia aproveita. Agora foi o jovem jogador do Dnipro a rematar em arco, colocado, mas a bola a passar ao lado do ferro.

35'
- Grande defesa de Isaksson! Remate de fora da área de Voronin que recebe de Nazarenko depois de Tymoshchuk iniciar rapidamente o contra-ataque e o guarda-redes sueco é obrigado a socar.

30'
- Rosenberg tenta surpreender! Remate à meia volta do sueco que após receber de Toivonen dispara sem preparação mas Pyatov segura a dois tempos.

26'
- A Ucrânia volta a criar perigo! Nazarenko solicita a desmarcação de Voronin e faz o passe de rutura mas Isaksson chega primeiro à bola e anula o ataque.

23'
- Shevchenko fica a centímetros do golo! É a melhor oportunidade do jogo no primeiro remate perigoso da Ucrânia. Triângulação entre o capitão ucraniano e Yarmolenko que acaba no remate enrolado ao lado da baliza sueca.

Há mais Suécia no jogo, sobretudo nos últimos minutos. A Ucrânia continua a chegar com facilidade ao último terço do campo mas sem rematar à baliza de Isaksson.


20'
- Rosenberg apanhado fora de jogo! Grande jogada do ataque sueco com Ibrahimovic a abrir na esquerda para Kallstrom que cruza para o segundo poste onde surge Rosenberg mas em posição irregular.

16'
- Grande defesa de Pyatov! No flanco esquerdo, Ibrahimovic puxa para o corredor central e atira cruzado e em arco, de pé direito, para uma enorme intervenção do guarda-redes ucraniano.

Os jogadores em campo mais concretizadores pelas respetivas seleções são os veteranos Andriy Shevchenko (35 anos, 109 internacionalizações e 46 golos) e Zlatan Ibrahimovic (30 anos, 78 internacionalizações e 31 golos). O sueco é o único jogador no relvado com golos marcados nesta competição (4).


14'
- Larsson e Ibrahimovic repetem o mesmo de há pouco! Livre na esquerda do ataque sueco com a bola a viajar para o segundo poste mas agora o capitão da Suécia não consegue sequer recolher dentro de campo.

11' - Cartão amarelo para Kim Kallstrom (Suécia)
, por falta sobre Selin.

10'
- Segura Pyatov! Livre batido por Larsson para o segundo poste onde aparecia Ibrahimovic mas o gigante sueco não consegue cabecear e o guarda-redes ucraniano recolhe sem problemas.

O jogo está interessante com a bola a percorrer todo o terreno mas sem lances de perigo até agora!


4'
- Primeiro sinal de perigo para a Suécia! O jogo começou com as equipas muito encaixadas em termos táticos e só agora, de meia distância, Kallstrom visou a baliza de Pyatov mas o remate sai o cima.

Quinta participação no Euro para os suecos (melhor registo: semi-finalistas em 1992), estreia absoluta dos ucranianos na competição. A Ucrânia vem de uma sequência de oito jogos em que apenas perdeu um (o último, contra a Grécia); a Suécia marca há 11 jogos consecutivos em provas oficiais.

19:48 - Começa o jogo!
Sai a Suécia.

Na equipa da Suécia joga o mais alto jogador em competição neste Euro 2012. O guarda-redes Isaksson tem como missão ser enorme na baliza sueca!


18:46 - Já há equipas oficiais!

---------------------------------------------------
Equipas oficiais:

Ucrânia:
Pyatov; Selin, Khacheridi e Mikhalik; Yarmolenko, Tymoschuk, Guzev, Nazarenko e Konoplyanka; Shevchenko e Voronin

Suplentes
Koval(GR), Goryainov(GR), Kucher, Shevchuk, Rakitskiy, Butko, Garmash, Aliyev, Rotan, Milevskiy, Seleznyov e Dević

Treinador: Oleh Blokhin

Suécia:
Isaksson; Lustig, Mellberg, Granqvist e M. Olsson, Elm, S. Larsson, Källström e Ibrahimović; Rosenberg

Suplentes

Wiland(GR), P. Hansson(GR), J. Olsson, Antonsson, Safari, Svensson, Wernbloom, Holmén, Bajrami, Wilhelmsson, Elmander e Hysén

Treinador:
Erik Hamrén

Árbitro:
Cüneyt Çakır (Turquia)

Estádio: Olímpico (Kiev)