A jornada de Portugal na primeira fase do Europeu

por Inês Geraldo - RTP
Portugal vai enfrentar o 'Grupo da Morte' com Hungria, Alemanha e França Mário Cruz - EPA

Depois de vencer o Europeu de 2016, Portugal é colocado à prova com um “grupo da morte”. Inserida no grupo F, a seleção portuguesa vai defrontar os últimos dois campeões mundiais e a Hungria, seleção que defrontou Portugal na fase de grupos do Euro 2016. Os melhores terceiros classificados passam à próxima fase mas com França, Alemanha e Portugal no grupo, a tarefa vai ser difícil para as quatro equipas.

A primeira partida de Portugal será frente à Hungria, no dia 15 de junho. A equipa portuguesa vai jogar na casa do adversário, em Budapeste. Os magiares chegaram à prova através de play-off, repetindo a fase de grupos com Portugal e defrontando depois França e Alemanha.

É à partida a seleção que tem menos hipóteses de passar o que faz da Hungria a que tem menos a perder neste grupo F. Não apresenta tantas individualidades como as outras três seleções mas tem jogadores de grade qualidade.

A baliza está guardada por Peter Gulácsi, do RB Leipzig, tendo ainda Willi Orbán, Adám Szalai na frente e o prodígio Dominik Szobszlai, agora também no RB Leipzig. Um outsider que as melhores seleções terão de ter em conta.

Quatro dias depois da Hungria, vai chegar a hora de defrontar a Alemanha. Novamente, Portugal vai jogar no terreno do adversário. A partida vai ser jogada em Munique contra a campeã do mundo de 2014. Nos últimos três anos, a equipa treinada por Joachim Low (vai sair no fim do Europeu) não tem apresentado o melhor futebol, tendo sido inclusivamente eliminada na fase de grupos do Mundial de 2018, algo inédito na Mannschaft.
Foto: Ronald Wittek - EPA

A qualidade abunda pelo que é difícil nomear apenas um jogador. Neuer e Leno na baliza. Uma defesa com Sule, Klostermann, Rudiger e o veterano Matts Hummels (regressa a convocatórias da Alemanha). Uma linha média com Toni Kroos, Kai Havertz, Kimmich, Gundongan e Goretzka. E um ataque “apenas” com Timo Werner, Serge Gnabry, Leroy Sané e Thomas Muller.

Apesar do menor fulgor na forma a Alemanha é sempre favorita a vencer todas as competições em que está inserida. Portugal não vence os alemães desde 2000, desde o mítico hat-trick de Sérgio Conceição em pleno europeu.

Desde essa altura, Portugal já defrontou a Alemanha pelo menos quatro vezes e perdeu todos os jogos (Mundial 2006, Euro 2008, Euro 2012 e Mundial 2014). Fernando Santos vai querer quebrar o enguiço contra uma das seleções contra quem Portugal tem um dos piores históricos. Será que vai dar para repetir Estugarda e Feyenoord?

Na última jornada do Grupo F, Portugal vai repetir a final do Euro 2016. De regresso a Budapeste, Portugal vai defrontar a França, campeã do mundo em 2018. Uma seleção contra a qual Portugal tem jogado várias vezes nos últimos anos, com o único triunfo acontecer em Saint-Dennis, na final de boa memória para os portugueses.

Na Liga das Nações, Portugal empatou em Paris e deixou-se derrotar em Lisboa, cenário que não quer repetir neste Europeu.
Foto: Christphe Petit Tesson - EPA

Tal como a Alemanha, Didier Deschamps também tem muita qualidade ao dispor. De destacar, o regresso de Karim Benzema. A estrela do Real Madrid foi banida por Deschamps há seis anos apôs um escândalo que envolveu o colega Valbuena mas o selecionador voltou a abrir a porta ao avançado de 33 anos.

Na baliza, Hugo Lloris. Na defesa, grandes nomes como Raphael Varane, Lenglet, Kimpembe, Benjamin Pavard ou Lucas Hernández. Na linha média, a França conta com o polivalente N’Golo Kanté, Rabiot e Paul Pogba. À frente, Kylian Mbappé é a figura de destaque, juntando-se ainda Antoine Griezmann, Kingsley Coman, Olivier Giroud e Dembelé (para além de Benzema).

Um verdadeiro grupo da morte que terá de ser encarado com seriedade e muita concentração. Qualquer erro pode custar a Portugal a passagem aos oitavos de final e a consequente luta para manter o título de campeão europeu.
Tópicos
pub