Governo do Reino Unido confirma participação nas eleições europeias

por Lusa
Toby Melville - Reuters

O "número dois" do Governo britânico, David Lidington, confirmou hoje que o Reino Unido participa nas eleições para o Parlamento Europeu (PE), que se vão realizar no país a 23 de maio.

O anúncio foi feito depois de o executivo liderado por Theresa May ter constatado que "não há tempo suficiente" para chegar a um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia que o parlamento britânico possa ratificar antes daquela data.

"Dado o pouco tempo que falta, não vai lamentavelmente ser possível concluir esse processo antes da data legal para as eleições para o Parlamento Europeu", disse Lidington.

O ministro acrescentou que o executivo vai "redobrar esforços" para "assegurar que o adiamento seja o mais curto possível".

O Reino Unido tinha inicialmente como data de saída da UE 29 de março, mas, na falta de uma aprovação do acordo pelo parlamento, a UE aceitou prolongar o prazo até 31 de outubro.

O Reino Unido pode sair em qualquer data antes desse novo prazo, mas, não o fazendo até 23 de maio, é legalmente obrigado a participar nas eleições europeias, que se realizam em todos os Estados-membros entre 23 e 26 de maio.

Os britânicos votarão a 23 de maio, tal como os holandeses, enquanto os restantes países o farão entre 24 de maio (Irlanda e República Checa), 25 (Letónia, Malta, Eslováquia e República Checa) e 26 (todos os outros).

Tópicos
pub