Legislativas antecipadas na Grécia podem decorrer em finais de junho

| Eleições Europeias 2019

O primeiro-ministro grego vai solicitar ao Presidente a convocação de eleições legislativas antecipadas após a segunda volta das eleições autárquicas que decorrem em 02 de junho, devido aos maus resultados do Syriza nas europeias de domingo.

As eleições gerais previstas para o outono deverão ser agendadas para finais do próximo mês, após a reunião do primeiro-ministro Alexis Tsipras com o Presidente Prokopis Pavlopoulos, com a data de 30 de junho a ser sugerida como hipótese.

Os resultados finais do escrutínio europeu indicam que o partido conservador Nova Democracia (ND), de Kyriakos Mitsotakis, obteve no domingo 33,28% dos votos, uma vantagem de quase dez pontos face ao partido governamental e de esquerda Syriza, no poder desde 2015 e liderado por Tsipras, que garantiu 23,89% dos sufrágios.

A coligação social-democrata Kinal, com origem no histórico Pasok, garantiu com alguma surpresa a terceira posição, com 7,16%, à frente do Partido Comunista (KKE), com 5,75%.

O partido neonazi Aurora Dourada (XA) foi relegado para a quinta posição com 4,86% dos votos, uma baixa de cinco pontos em comparação com as eleições europeias de 2014, enquanto um novo partido nacionalista, Solução Grega, conseguia ultrapassar a barreira dos três por cento dos votos, ao registar 4,04%.

O Mera25, o partido do ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis, ficou-se pelos 3,15%.

A Grécia elege 21 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.

As eleições europeias coincidiram com a primeira volta de um escrutínio local e regional e eram consideradas um importante teste para a gestão de Tsipras, que definiu estas votações como uma moção de confiança sobre as medidas sociais anunciadas após a saída do país do resgate negociado com os credores internacionais.

Tópicos:

Grécia,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Pedrógão Grande, dois anos depois dos incêndios, quase só os estrangeiros são atraídos para a região.

Uma equipa da RTP acompanhou o curso dos novos seguranças pessoais, "sombras" de quem protegem.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.