Morgade apelou à abstenção contra a exploração de lítio

| Eleições Europeias 2019
Morgade apelou à abstenção contra a exploração de lítio

A ver: Morgade apelou à abstenção contra a exploração de lítio

Houve um boicote nestas eleições. A população de Morgade, no concelho de Montalegre, decidiu não votar. Um protesto contra a instalação de uma mina de lítio a céu aberto na freguesia.

Começou por ser feito um apelo à abstenção, e as portas da secção de voto foram fechadas a cadeado. Foi chamada a GNR e ainda um serralheiro para abrir o edifício da junta de freguesia de Morgade.

Durante a manhã, concentraram-se cerca de 50 pessoas perto da sede da Junta. Pela aldeia, foram também colocadas tarjas de grande dimensão onde a principal mensagem que se lê : "não à mina, sim à vida".

As urnas acabaram por abrir mas a população manteve o boicote ao voto.

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

    Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.