Serviço de imprensa do Parlamento Europeu funciona em todas as línguas

por Andrea Neves, correspondente da Antena 1 em Bruxelas
Reuters

Comunicar é cada vez mais a palavra de ordem do Parlamento Europeu. Dar a conhecer o que se discute, o que se decide, o que fazem os eurodeputados. O serviço de imprensa do Parlamento Europeu reúne informação que distribui aos jornalistas e responde a questões que lhe são colocadas seja por profissionais da comunicação social seja por outras instituições. Funciona em todas as línguas e permite que a imprensa e as pessoas sejam constantemente informadas do que se está a passar para poder decidir os temas que mais importa noticiar em cada momento.

Facilitam a ligação com os jornalistas, sobretudo dos correspondentes em Bruxelas, mas também para todos os que queiram algum esclarecimento sobre temas ou sessões do Parlamento Europeu.

“Como nós fazemos a cobertura das sessões plenárias e das comissões parlamentares chegam-nos perguntas de todos os países, podem chegar da Finlândia, da Eslováquia, de Portugal no meu caso porque faço a imprensa portuguesa. Os jornalistas são o nosso primeiro público mas também recebemos perguntas da Representação Permanente de Portugal, de lobistas, o que por vezes também acontece”.

Isabel Nadkarni acompanha sobretudo as questões portuguesas.

“Faço a cobertura dos relatórios dos Eurodeputados, incluo no fim do comunicado quais é que tiveram a palavra nos debates. Mas há um comité editorial, no serviço de imprensa, que define os temas que vão ser cobertos e depois cada assessor de imprensa nacional pode fazer uma seleção extra de tópicos”.

Os serviços de imprensa são uma parte fundamental de todos os parlamentos, mesmo os nacionais. Trabalham para fazer chegar aos jornalistas os temas que podem ser mais interessantes ou explicações sobre os quais eles fazem perguntas.

“Tivemos há alguns anos aqui um grupo da Assembleia da República para perceber como é que nós divulgávamos a informação. Foi uma troca de pontos de vista muito interessante porque é completamente diferente. Nós temos a missão de comunicar para estramos mais perto dos cidadãos, apesar de sermos um serviço de imprensa, ou seja, vocacionados para os jornalistas”.

Compete depois aos jornalistas decidir os temas a tratar e a forma de os tratar. Mas a comunicação exterior do parlamento europeu é essencial numa instituição que se quer aberta ao público.
Tópicos
pub