Lewis Hamilton conquistou a 59ª pole da sua carreira e deu a 71ª à Mercedes, na Cidade do México. Uma sessão onde o inglês tal como aconteceu na passada em austin, no Texas, liderou de modo controlado.
Henry Romero
Mas de novo, a sua pressão mantém-se alta, pois Nico Rosberg o seu rival para o título conseguiu lugar também na 1ª fila, depois de melhorar na sua última saída para a pista, passando ambos os carros de Red Bull que até então pareciam estar em condições de separar na largada ambos os aspirantes ao título.
Jose Mendez
Max Verstappen e Daniel Ricciardo bloquearam no final por isso a 2ª fila para si.
Jose Mendez
Na 3ª fila aparece um surpreendente Nico Hulkenberg que tirou sobre a hora proveito de um, mais um, problema com os Ferrari.
Jose Mendez
Na hora de esticar o ritmo para a última tentativa, o carro de Vettel mostrou-se muito instável e o de Raikkonen com uma inesperada falta de potência no motor, do qual o finlandês se queixou. Os pneus supermacios parecem estar a confundir a equipa. Os cronos com os macios são melgores, carro mais rápido e estável do que com o compostk mais macio, o que é estranho.
Jose Mendez
Hamilton conquistou a pole na 1ª saída para a pista na Q3, não melhorando na derradeira tentativa.
Antes na Q1, Jolyon Palmer da Renault nem saiu para a pista depois do seu chassis ter ficado com uma fissura no 3º treino livre.
Na primeira manga da sessão, os dois Haas F1 ficaram pelo caminho. Grosjean e o homem da casa, Estaban Gutierrez que inclusivé terminou a sessão com um peão. Foi de resto o peão de Gutierrez que hipotecou o esforço de Grosjean em seguir na sessão. Agradeceu Wherlein que no Manor seguiu para a série seguinte. Marcus Ericsson também passou em frente, enquanto Kvyat no Toro Rosso, Nasr no Sauber e Ocon no Renault também ficaram por ali.
Reuters - Henry Romero
Na Q2, a opção de marcação de tempo, com a escolha de cada equipa para o 1º turno da corrida de domingo. Usado o super-macio na Q1, a Mercedes definiu-se pelo Macio para a Q2 tal como Sebastian Vettel. Já Max Verstappen manteve-se com os super macios. Isso vai dar-lhe vantagem no início da corrida perante a concorrência Mercedes, veremos depois quanto vão durar os pneus. E o que até lá vai comprometer a corrida de Rosberg ou Hamilton.
Os Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas sobre a hora mantiveram-se em "jogo" entrando para a Q3, o mesmo acontecendo com Nico Hulkenberg que fez o 6º tempo naquele momento e atirou para fora do Top10, Fernando Alonso. foi o único Force India na Q3, já que o piloto local, Sergio Perez foi apenas 12º e larga da 6ª fila domingo ao lado de Alonso, na continuação do duelo do GP dos EUA que terminou com batalha entre ambos para o 5º lugar apenas decidido na última volta.
GRELHA DE PARTIDA GP DO MÉXICO
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:18.704 |
2. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1:18.958 |
3. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heuer | 1:19.054 |
4. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heuer | 1:19.133 |
5. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:19.330 |
6. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:19.376 |
7. | Sebastian Vettel | Ferrari | 1:19.381 |
8. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | 1:19.551 |
9. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1:20.032 |
10. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | 1:20.378 |
Q2 | |||
11. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | 1:20.282 |
12. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | 1:20.287 |
13. | Jenson Button | McLaren-Honda | 1:20.673 |
14. | Kevin Magnussen | Renault | 1:21.131 |
15. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | 1:21.536 |
16. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | 1:21.785 |
Q1 | |||
17. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | 1:21.401 |
18. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | 1:21.454 |
19. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | 1:21.692 |
20. | Esteban Ocon | MRT-Mercedes | 1:21.881 |
21. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | 1:21.916 |
22. | Jolyon Palmer | Renault | No Time |
O GP do México tem início às 19h de Domingo. Minuto a minuto siga o que acontecer na corrida que pode definir já o título de 2016. Em http://twitter.com/f1rtp ou http://rtp.pt/f1