Barcelona, Hamilton de regresso às Poles

por RTP
Foto: Anderu Dalmau/ DR

Primeira vez com Mercedes na 1ª fila completa em 2018 e a tentativa da campeã assumir o controlo na largada para um GP, depois de várias poles consecutivas da Ferrari.


Lewis Hamilton conseguiu a sua primeira pole position desde a obtida no início da temporada, em Melbourne na Austrália batendo o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas apenas por 40 milésimos de segundo.

Foram 132 milésimas a separar os 4 primeiros em Montmelo, na sessão que permitiu a Lewis obter a 74ª pole position da carreira. A marca de 1.16.173 passa a constar como record absoluto para o circuito da catalunha, com a Mercedes a conquistar a 5ª pole consecutivo nesta pista, já usada nos testes de pré-temporada e onde o dominio aerodinâmico é essencial. A Mercedes fez o que lhe competia, depois de dominar os treinos livres. É também a 1ª vez em 2018 que a Mercedes obtém uma primeira fila completa para uma corrida.

Depois de dominar a primeira e segunda partes da qualificação, a Ferrari não teve armas para responder à Mercedes quando esta entrou em "Party Mode" com o seu motor na Q3. A equipa italiana está porém com ambos os seus carros na 2ª fila. 

ANDREU DALMAU

A Red Bull colocou Max Verstappen e Daniel Ricciardo na terceira fila, a mais de seis décimas da pole, com Max e Daniel separados pos escassas 2 milésimas entre si.

Fernando Alonso colocou o seu McLaren n Top 10 pela primeira vez esta temporada. Foi 8º na sessão, atrás do Haas de Kevin Magnussen. A McLaren usou uma frente revista no seu carro e tal parece ter trazido resultados. Alonso nunca conseguira até agora colocar-se no Top10 na largada para um GP deste ano.

O outro espanhol Carlos Sainz, pela primeira vez esta temporada bateu o seu colega de equipa Nico Hulkenberg mas este viu-se a braços com um problema de pressão de gasolina e não vai largar senão da oitava fila, com o 16º tempo.

As dificuldades continuam para a Williams que viu os seus dois carros eliminados na primeira fase da qualificação, com o canadiano Lance Stroll a terminar essa primeira fase de sessão num despiste estranho, pouco habitual.

Brendon Hartley no Toro Rosso nem sequer fez a sessão, depois de um acidente a alta velocidade na curva 9 do circuito, no final da sessão de treino livre. A equipa não teve tempo de recuperar o carro a tempo dele participar na qualificação. O chassis necessita de novo motor e nova caixa de velocidades para a corrida, o que obriga a penalização. Mas largando de último, tal terá diferença nula. 

Cronos de Qualificação para o GP de Espanha de F1

pub