Hamilton Campeão do Mundo e vitória de Verstappen no México

por Jorge Alexandre Lopes - Antena 1
Tetra Campeão Lewis Hamilton Henry Romero

Grande prova de Verstappen que ganhou a primeira curva a Vettel para assumir liderança até final. Toque na 1ª volta de Vettel em Hamilton, comprometeu corrida de ambos. Pior para o alemão que precisava de terminar em 2º e apenas chegou a 4º. Hamilton fez a festa do título.


Lewis Hamilton é pela 4ª vez na carreira, Campeão do Mundo de Fórmula 1, apesar de ter terminado apenas em 9º lugar a corrida na Cidade do México. A duas corridas do final da época, Hamilton torna-se no 5º piloto de sempre a conquistar pelo menos 4 campeonatos. Iguala agora Alain Prost e Sebastian Vettel como Tetra campeão. Mais, só Micuhael Schumacher com 7 títulos e Juan Manuel Fangio com 5.

Faltam agora 50 pontos para disputar na época, mas a diferença pontual é de 66 pontos para Sebastian Vettel que não foi além do 4º lugar na corrida dominada desde a largada pelo holandês Max Verstappen, que venceu o seu 3º GP da carreira.
 
Lewis Hamilton torna-se aos 32 anos, o britânico com mais títulos, com Jackie Stewart a vencer 3. O ano passado Hamilton foi batido pelo seu então companheiro de equipa Nico Rosberg por 5 pontos.


Henry Romero
A corrida
Hamilton colocou as mãos no capacete ao cruzar a linha de meta, Vettel esperou por ele na volta de consagração e aplaudiu enquanto a multidão no Hermanos Rodriguez exaltava uim momento histórico. Tudo numa corrida em que na largada, o piloto da Mercedes sofreu um furo provocado pela asa dianteira do carro de Vettel, o seu rival para o título. Ambos os pilotos tiveram de ir à boxe e a partir daí fazerem uma recuperação. Hamilton não precisava de um bom resultado na corrida para carimbar o título, mas Vettel teria de recuperar até ao 2º lugar pelo menos para adiar para o Brasil a decisão do campeonato.

No final, Vettel fechou apenas no 4º lugar e Hamilton ainda terminou em 9º lugar a corrida.

A ideia para Hamilton era ignorar quem venceria. Bastava-lhe o 5º lugar por si no final para ser campeão. Mas tudo mudou na largada.


Henry Romero

Na frente, Verstappen forçou para passar Vettel e ao perder também para Hamilton na saída da 3ª curva, o alemão tocou com a asa dianteira do seu Ferrari no pneu traseiro do Mercedes de Lewis.

Problema para ambos. Hamilton furado, Vettel a ter de mudar de asa frontal no carro. E a partir daí um desespero, principalmente para o alemão que só com um 2º lugar conseguiria adiar a decisão do título.

Veja aqui o incidente, com Hamilton a aproveitar o espaço deixado por Vettel por fora, a meter o carro e a passar mas na saída da curva o toque.



Foi considerado incidente normal de corrida.

Vettel começou a recuperação de modo mais fácil que Hamiltonque se achou preso na cauda pois o difusor do carro ficou danificado também na sequência do impacto no pneu e com uma volta à pista com pneu furado. O inglês ficou preso atrás do Renault de atrás de Sainz cerca de 30 voltas. E foi até dobrado por Verstappen que entretanto não olhava na frente por qualquer gestão.

O holandês foi até alertado na segunda metade da prova para tirar o pé do acelerador e apenas gerir o ritmo que Valtteri Bottas que rodava atrás de si, mas longe. O jovem piloto ria-se nas comunicações rádio e respondia com voltas mais rápidas, perguntando "Foi Rápido demais?", como que embriagado pela facilidade e domínio que sentia.


Ulises Ruiz Basurito

Hamilton só começou a progredir na geral após o pitstop em que montou os compostos macios.
Foi aí que entrou nos pontos passando primeiro Felipe Massa e mais tarde fazendo "braço" com Fernando Alonso no McLaren para conquistar o 9º lugar com que fechou a corrida. Digamos que Alonso brindou o título de Hamilton com este duelo de algumas curvas, como que obrigando Hamilton a um momento onde se afirmou, puxou o melhor que tinha em si.



Verstappen completou a corrida sem mácula, com Bottas a fazer a segunda posição e importante no sentido que ajudou Hamilton a meter o título hoje no bolso. O segundo lugar é importante numa pista que não é das mais favoráveis à Mercedes.


Jose Mendez

Raikkonen fechou no pódio. Ele pararia se necessário fosse para ajudar Vettel a ganhar uma posição, mas ficou aquém do que lhe seria pedido, que era travar Bottas e atrasá-lo em pista de modo a Vettel se aproximar. E isso, Kimi não foi capaz.

Vettel perdeu o campeonato neste domingo, mas na verdade perdeu o campeonato na sequência asiática do mundial. Sempre na frente da classficiação até às férias de verão, o regresso foi um verdadeiro horror para a escuderia de Maranello. O arranque em Singapura entre Ferraris acabou com a sua corrida, uma falha de motor na qualificação da Malásia dinamitou uma resposta e no Japão, de novo o motor terminou com as chances em ermos práticos. Em mês e meio, do céu ao inferno.

 
Joe Mendez

Voltando à corrida do México, o dia em que os motores Renault resolveram fazer greve. 4 abandonos de pilotos equipados com os motores franceses, 3 deles claramente problema com as unidades de propulsão (o Toro Rosso de Harley, o Ranult de Sainz e o Red Bull de Ricciardo).

Os Force India de novo nos pontos, ambos, com o francês Ocon a fazer melhor que o homem da casa, Sergio Perez. Também Alonso fechou em 10º lugar numa pista onde o chassis e a sua mão fizeram a diferença, o motor tornou o carro mais vulnerável.  Magnussen deu pontos à Haas e Lance Stroll em dia do seu 19º aniversário, terminou em 6º o GP, com pontos suficientes para ultrapassar Felipe Massa na classificação.
Classificação Final GP Mexico


No Mundial Hamilton fica agora com 333 pontos, atrás Vettel 277, Bottas 262, Ricciardo 192, Raikkonen 178, Verstappen 148, Perez 92, Ocon 83, Sainz 54 e Stroll 40. Nos Construtores, a Mercedes era já há uma semana virtual campeã do mundo. Agora fica com Mercedes 595 pontos, a Ferrari 455, Red Bull 340, Force India 175, Williams 76 e Toro Rosso 53.


Henry Romero
Estatísticas do GP do México e da temporada
Vitória

* Max Verstappen - 3ª vitória de carreira (2ª da temporada 2017).

* Max Verstappen é o 54º piloto diferente a vencer um GP liderando da 1ª à última volta. Foi o 205º da história vencido nestas circunstâncias absolutas.

* Red Bull – 55ª vitória na F1 (1ª no México).

* Motores Tag Heuer - 5ª vitória na F1 (se considerarmos que se trata na prática dos motores Renault, foi a 172ª vitória do propulsor, a 4 da marca da Ford Cosworth).

* Holanda - 3ª vitória na F1 (todas com Max Verstappen)

* Carro #33 - 3ª vitória na F1 (todas com Max Verstappen).

VITORIAS 2017
Hamilton 9, Vettel 4, Bottas 2, Verstappen 2, Ricciardo 1
Mercedes 11, Ferrari 4, Red Bull 3

Poles


* Sebastian Vettel – 50ª pole position de carreira (4º piloto de sempre a passar as 50 poles, depois de Senna, Schumacher e Hamilton).

* 1ª pole de Vettel no México, com novo record da pista. 1.16. 488s

* Ferrari: 213ª pole da história

* Motores Ferrari: 214ª pole da história.

* Alemanha: 159ª pole na F1.

Outros:

* Hamilton marca poles há 11 anos consecutivos (desde 2007). Passa os 10 anos consecutivos em que Ayrton Senna marcou poles. Agora na frente só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990

* Lewis tem 117 1ª filas em 206 GPs na F1 (12 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record novo na F1, passando a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).

POLES DE 2017
* Hamilton já ganhou o Troféu de Poles de 2017.
Hamilton 11, Vettel 4, Bottas 2, Raikkonen 1 ;
Mercedes 13, Ferrari 5

1ªFILAS DE 2017
Vettel 13, Hamilton 12, Bottas 3, Raikkonen 4, Verstappen 3, Stroll 1;
Ferrari 17, Mercedes 15, Williams 1, Red Bull 3
Voltas mais rápidas

* Sebastian Vettel - 33ª Volta Mais Rápida.

* Ferrari - 244ª volta mais rápida de corrida da história, é a escuderia com mais Voltas Mais Rápidas no ranking.

* Motores Ferrari - 248ª Volta rápida de Corrida.

VOLTAS MAIS RAPIDAS NA CIDADE DO MÉXICO
Sebastian VETTEL - Ferrari - 1'18''785
Max VERSTAPPEN- Red Bull - 1'18''892
Valtteri BOTTAS - Mercedes - 1'19''374
Sergio PEREZ - Force India - 1'19''929
Lewis HAMILTON - Mercedes - 1'19''945
Kimi RAIKKONEN - Ferrari - 1'20''054
Romain GROSJEAN - Haas - 1'20''345
Pierre GASLY - Toro Rosso - 1'20''859
Esteban OCON - Force India - 1'20''946
Stoffel VANDOORNE - McLaren - 1'20''972

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2017
Hamilton 7, Vettel 5, Raikkonen 2, Perez 1, Alonso 1, Ricciardo 1, Bottas 1
Mercedes 8, Ferrari 7, Force India 1, McLaren 1, Red Bull 1
Pódios

Jose Mendez

* Max Verstappen - 11º pódio de carreira. Tantos quantos Chris Amon, Patrick Tambay e Jarno Trulli. Pela 3ª vez na posição mais alta do pódio.

* Valtteri Bottas – 20º pódio, tantos quantos Giuseppe Farina e John Watson. Foi a sua 7ª vez no 2º lugar, tantas vezes quantas Jose Froilan Gonzalez, Jackie Ickx, Alan Jones e Giancarlo Fisichella.

* Kimi Raikkonen – 90º pódio de carreira, o 6º piloto da história a chegar aos 90 pódios, atrás de Schumacher, Hamilton, Prost, Alonso e Vettel. Foi a 36ª vez no 3º lugar, o piloto com pais P3s na história.

* Red Bull – 148º pódio da história.

* Mercedes – 151º pódio da história.

* Ferrari – 724º pódio da história.

* Motores Tag Huer – 29º pódios da história

* Motores Mercedes – 418º pódio da história.

* Motores Ferrari – 730º pódio da história.

* Holanda - 13º Pódio

* Finlândia: 184º e 185º Pódios

PÓDIOS DE 2017:
Hamilton 12, Vettel 11, Bottas 11, Ricciardo 9, Raikkonen 6, Verstappen 4, Stroll 1;
Mercedes 23, Ferrari 17, Red Bull 13, Williams 1
Pit Stops

* GP do Mexico - 23 PitStops

* MELHORES PIT STOPS no México
Os mecânicos da Mercedes, a exemplo do que aconteceu no GP dos EUA em Austin na semana anterior, fizeram o melhor crono no pitstop. A Mercedes fecha na Williams como melhor escuderia na temporada a ganhar um GP na operação de troca de pneus. Agora Williams 7, Mercedes 6, Red Bull 4, Ferrari 1.

No entanto por pontuação e média de posição Top10 em cada GP, a MErcedes sagra-se atambém aqui Campeã do Mundo de...PitStops.

* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Massa (Williams) 4 ;
Hamilton (Mercedes) 3;
Verstappen (Red Bull) 3;
Bottas (Mercedes) 3;
Stroll (Williams) 2;
Di Resta (Williams) 1;
Ricciardo (Red Bull) 1.
Vettel (Ferrari) 1;

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2017 = 515

Pit Stops -> AUS 20 CHI 80 BAR 31 RUS 20 ESP 37 MON 28 CAN 21 AZE 29 AUT 18 ING 26 HUN 21 BEL 40 ITA 21 SIN 33 MAL 20 JAP 22 EUA 25 MEX 23 BRA x ABU x
Ultrapassagens


* GP do México teve 57 ultrapassagens, 22 com recurso a DRS e 1 para o comando da corrida.

* Vamos com um total de 865 Ultrapassagens, 223 delas com DRS. Mas apenas 10 Ultrapassagens diretas em pista para a liderança de corrida.

  TOT DRS LEAD
GP Austrália 14 3 0
GP China 54 10 0
GP Bahrain 48 18 0
GP Russia 18 0 0
GP Espanha 36 18 2
GP Monaco 9 1 0
GP Canada 36 24 0
GP Azerbeijão 137 25 0
GP Austria 51 5 1
GP Inglaterra 56 21 0
GP Hungria 14 7 0
GP Belgica 60 24 1
GP Itália 59 18 0
GP Singapura 46 2 0
GP Malásia 46 21 1
GP Japão 61 1 2
GP EUA 63 25 2
GP México 57 22  1
GP Brasil      
GP Abu Dhabi      
TOTAIS 865 223 10
 

Voltas no comando

* 1 Comandante do GP do México, de início a final. Verstappen comandou 71 voltas.  

* Lewis Hamilton comandou GPs por 112 vezes em 206 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Lewis Hamilton, a par de Schumacher, são os únicos pilotos a liderar mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Hamilton 511, Vettel 229, Bottas 135, Verstappen 133, Raikkonen 39 ; Ricciardo 23
Mercedes 646, Ferrari 268, Red Bull 156

Abandonos

* Tivemos 5 abandonos no GP, todos por motivo mecânico. Só os motores foram 4 de ceder. (Ricciardo, Hartley, Hulkenberg e Ericsson).

* ABANDONOS TOTAL 2017:
88 abandonos (31 por acidente/despiste; 57 por motivos mecânicos).

Passamos no ante-penúltimo GP de 2017 a marca dos abandonos do ano passado. Em 2016 tinham existido 85 abandonos, 30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos.

Factos estatísticos

* Verstapen venceu já 3 GPs sem nuna largar da Pole Position. Igual a Eddie Irvine e Bruce McLaren.

* As 3 vitórias de Verstappen aconteceram em GPs que tiveram lugar após o afastamento de Daniil Kvyat da equipa Toro Rosso.

* Hamilton foi campeão no 206º GP de carreira. O ano passado, Rosberg foi campeão naquele que foi o seu 206º GP de carreira

* 2018 será o primeiro campeonato onde dois Tetra Campeões estarão em pista. Hamilton e Vettel. Quando Vettel foi Tetra Campeão, Schumacher abandonou. E quando Prost abandonou a competição, Schumacher ainda não tinha chegado à F1.

* Vamos agora com 10 épocas com domínio de Inglaterra e Alemanha nos títulos de pilotos. (Hamilton 4, Button 1, Vettel 4, Rosberg 1). Anteriormente tinham sido 8 anos como máximo de Argentina (Fangio 5) e Italia (Ascari 2, Farina 1) entre 1950 e 1957.

* 4ª vez que o título mundial acontece no GP México. Dois dos três anteriores, eram também britânicos. John Surtees em 1964 e Graham Hill em 1968. o outro foi o neozelandês Denny Hulme que carimbou título em 1967, no México.

* Hamilton conquistou os seus anteriores 3 títulos, no Brasil (2008), Abu Dhabi (2014) e EUA (2015). Agora foi a vez do México.

* Nico Rosberg foi campeão em título 336 dias. Só dois campeões tiveram reinado mais curto. John Surtees em 1964/65(280 dias) até Jim Clark ser campeão no ano seguinte e Jochen Rindt em 1970/71 (315 dias) até Jackie Stewart ser campeão no ano seguinte.

* Desde 2004 que quem vence o GP Hungria não é Campeão do Mundo.

* Com a pontuação anterior do Top 8 a pontuar com 10-8-6-5-4-3-2-1 pontos, Vettel ainda podia ser campeão, mas Hamilton precisaria de um 8º lugar no Brasil para ser Campeão).

* 1º ano em que Vettel liderou o mundial sem o vencer.

* A Force India iguala virtualmente o seu melhor resultado no Mundial, ao garantir desde já o 4º lugar nos construtores.

* Daniel Ricciardo e Max Verstappen tiveram até agora, ambos, 4 abandonos por motivos mecânicos na época.

* Ferrari obteve 214ª pole como fornecedora de motores, mais 1 que a Renault com 213 poles.

* Vettel obteve pole no 22ª pista diferente (sdo atual campeonato, não marcou ainda em Baku, Barcelona, Fuji, Indianapolis, Nurburgring e Spielberg). Iguala a marca de Prost (que teve apenas 33 poles). Hamilton já marcou poles em 26 pistas diferentes.

* Lance Stroll concluiu a corrida nos pontos, no dia do seu 19º aniversário. Isso permitu-lhe ultrapassar o seu colega de equipa Felipe Massa na geral do cameponato.

* Vettel marcou agora os novos recordes da pista. Fazendo na Qualificação 1.16.488s e na Corrida 1.18.785s que passam a figurar como as mais rápidas de sempre no circuito.

* Verstappen foi o 15º piloto diferente a vencer o GP do México (18 edições). Só Prost, Mansell e Jim Clark dobraram a vitória.

* Red Bull foi a 10ª escuderia a tirunfar no GP do México (18 edições). Só 3 equipas venceram o máximo, que é 3 vezes. Lotus, McLaren e Williams.

* Uma vez mais, Sebastian Vettel não subiu ao pódio. É a única pista do atual calendário onde Vettel nunca chegou a Top3

 * Foi o 133º GP de Nico Hülkenburg sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

* Hulkenberg abandonou pela 4ª vez nos últimos 5 GPs. Desde que Sainz chegou à equipa, desistiu em ambas as provas.

* A Red Bull é a escuderia com a sequência ativa mais elevada, 35 GPs consecutivos a pontuar. A Mercedes tem 34.

* 15ª vez em 18 GPs que ambos os Force India terminam com ambos os carros nos pontos. Exceção foram Mónaco, Azerbeijão e Bélgica.

* Esteban Ocon completou 27º GP consecutivo. Iguala o melhor resultado de Nico Rosberg nesta matéria e é um dos 5 melhores registos de sempre. Ocon tem uma eficácia de 100% desde que chegou à F1. Desde que chegou com a Manor e depois na transferência para a Force India. Melhor agora só Nick Heidfeld 33, Kimi Raikkonen 30, Fernando Alonso 29

* Hamilton faz o seu 23º GP consecutivo a pontuar. Terá de manter a sequência até ao 2º GP de 2018 para igualar o máximo de 27 GPs consecutivos de Kimi Raikkonen. A última vez que Hamilton não conseguiu marcar pontos ou terminar a corrida, foi no GP da Malásia de 2016.

* Hamilton é o único piloto que pontuou em todos os GPs da época.

* Ocon tem mais finais de corrida nos pontos este ano, que qualquer outro piloto fora do Top 3 (Hamilton, Vettel e Bottas). São 17 em 18 GPs. Excepção foi GP Mónaco.

* O único piloto que em qualificação não bateu o seu colega de escuderia em Qualificação 2017? Jolyon Palmer.

* A Force India já leva mais de um ano sem abandonos por motivos mecânicos. A última vez que aconteceu por problemas com os travões em ambos os carros, foi o GP da Áustria de 2016.

* Em 2017 a McLaren levou 8 GPs para pontuar (aconteceu em Baku). Um jejum tão grande não acontecia desde 1966.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das 11 épocas de F1

* Penalizações acumuladas pela McLaren-HONDA nos últimos 3 anos, entre 2015 e 2017 são já 870 lugares de penalização. (Alonso acrescentou mais 20 no Mexico e Vandoorne mais 35)

* McLaren está sem vencer há 96 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 96º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 75 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

* A Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 112 GPs.

GRID GIRLS



GRID GIRLS GP DO MÉXICO (link externo via motorsport magazin)

GRID GIRLS GP DO MÉXICO (link externo para Motorsport.com)

Hamilton, o Tetra Campeão
Henry Romero

(Via Agência Lusa)

O germânico, que venceu os seus títulos entre 2010 e 2013, foi, precisamente, o seu grande adversário e liderou mesmo o campeonato de 2017 até à 12.ª corrida, mas Hamilton 'reinou' na segunda metade da época, para repetir 2008, 2014 e 2015.

O piloto que apenas correu com motores Mercedes na Fórmula 1 só tem agora, à sua frente, o alemão Michael Schumacher, vencedor de sete mundiais, e o argentino Juan Manuel Fangio, um dos grandes 'mitos' da história do automobilismo, que ganhou cinco.



Nono campeão mundial de Fórmula 1 do 'reino de sua majestade' -- o 10.º foi Jenson Button, em 2009 -, Hamilton começou cedo a interessar-se pelos automóveis e, como muitos pilotos, iniciou-se nos karts, com apenas oito anos, em 1993.

Em 1995, apenas dois anos depois, já era campeão britânico e, por essa altura, cruzou-se com Ron Dennis, o patrão da McLaren, ao qual disse, aproveitando um pedido de autógrafo, que, "um dia", queria conduzir os seus carros.

Ao lado do 'rabisco', Ron Dennis escreveu: "Telefona-me dentro de nove anos. Veremos algo então". Não seria preciso esperar tanto.

O talento de Hamilton continuou a revelar-se a toda a velocidade, tanto que, com 12 anos, uma casa de apostas 'oferecia' já 'odds' de 40/1 para a sua primeira vitória na Fórmula 1 antes dos 23 e de 150/1 para o seu primeiro título até aos 25.

A conversa telefónica com Ron Dennis aconteceu em 1998, seis anos antes do 'previsto', e foi o 'patrão' da McLaren a ligar ao jovem piloto, que somava vitórias atrás de vitórias, para o contratar para o programa juvenil da McLaren-Mercedes.

Hamilton chegou em 2002 à Fórmula Renault, campeonato que ganhou em 2003, para rumar, em 2004, à Fórmula 3 Euroseries. Também ganhou no segundo ano. Seguiu-se a GP2 Series e, desta vez, o triunfo aconteceu logo na estreia, em 2006.

O que há muito parecia inevitável, o seu ingresso na Fórmula 1, aconteceu em 2007, para fazer equipa na McLaren com o então bicampeão em título, o espanhol Fernando Alonso.

O impacto de Hamilton foi imediato e foi por muito pouco que não se sagrou campeão mundial na estreia, culpa de um problema mecânico na última corrida, para a qual partiu na liderança -- perdeu por um ponto, para o finlandês Kimi Räikkönen.

Ainda assim, continua a ser hoje o piloto que mais pontos somou em época de estreia (109) e o que mais vitórias alcançou (quatro), recorde que partilha com o canadiano Jacques Villeneuve, sendo ainda o mais jovem líder do Mundial, com 22 anos e 126 dias.

"Tenho estado em contacto com as corridas de automóveis nos últimos 60 anos e ele é, com toda a certeza, a melhor lufada de ar fresco que tivemos. Não é só o facto de conseguir conduzir, é óbvio que consegue conduzir, mas ele é um verdadeiro piloto de corridas, consegue ver um espaço e atira-se a ele", disse então Sir Stirling Moss, quatro vezes vice-campeão do mundo.

O título chegou no ano seguinte e de novo num final dramático, que, desta vez, lhe foi favorável, no Brasil. Venceu com mais um ponto do que o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), após uma decisiva ultrapassagem a Timo Glock, para ser quinto.

Depois de dois anos na frente do pelotão, Hamilton não conseguiu dar sequência nos quatro seguintes. Fechou sempre fora do pódio final, duas vezes no quarto lugar e duas no quinto, com um total de 12 vitórias, à média de três por ano.

Em 2013, o britânico, farto de perder, mudou de vida, mas não de motor, ao rumar à Mercedes. O ano de estreia não foi fácil, com apenas um triunfo, na Hungria, e mais um quarto lugar, no campeonato em que Vettel (Red Bull) selou o 'tetra'.

A mudança, em 2014, para motores V6 híbridos colocou a Mercedes na liderança da Fórmula 1 e Hamilton chegou, finalmente, ao 'bis', depois de uma luta com o seu companheiro de equipa, o alemão Nico Rosberg, do qual só se 'desembaraçou' na última corrida.

O domínio total da Mercedes continuou nos anos seguintes, com Hamilton a voltar a impor-se a Rosberg em 2015 e o alemão a responder na época passada, por cinco pontos, para, de seguida, anunciar o abandono da Fórmula 1.

Agora ao lado do finlandês Valtteri Bottas, que nunca lhe fez 'sombra', Hamilton dominou a edição de 2017, apesar da maior réplica do Ferrari de Vettel.

O britânico, que chegou a ter 25 pontos de atraso (após a sexta corrida), foi, porém, claramente o melhor na segunda metade da época, 'inspirado' no triunfo 'caseiro', no Grande Prémio da Gra-Bretanha, 10.ª prova do calendário.

Além do quarto título, Hamilton tornou-se o piloto com mais 'pole positions', ultrapassando o seu grande ídolo, o brasileiro Ayrton Senna, e o alemão Michael Schumacher, o único que ainda o bate em vitórias (91 contra 62) e pódios (155 contra 116).


pub