Hamilton dominou em Espanha

por RTP
Legenda da Imagem ANDREU DALMAU

Os Campeões acordaram para a vida. Dobradinha imperial da Mercedes. Hamilton irrepreensível. Os pneus fizeram a Ferrari alterar tática de Vettel e provavelmente perder 6 pontos no mundial. Verstappen obteve o 1º pódio do ano.

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Espanha, naquela que foi o seu 41º triunfo a partir da pole, marca que iguala o registo de Michael Schumacher. Uma vitória tremenda, concretizada de modo imperial sem concorrência de peso e terminando com 20 segundos sobre o seu colega de equipa, Valtteri Bottas. Foi a 64ª vitória na carreira é a sua 3ª em Barcelona, permitindo-lhe ampliar a sua liderança no campeonato mundial de Fórmula 1.

Hamilton permaneceu forte durante toda a corrida, em particular quando disparou depois da entrada do SafetyCar logo na 1ª volta da corrida. Após a 7ª volta, corrida relançada e o inglês abriu a um ritmo próximo de 1 segundo por volta na frente de Vettel.


ALBERTO ESTEVEZ

Foi uma corrida forte para a Mercedes, que na chegada a Montmelo não estava tão segura assim no que poderia fazer no Grande Prémio. Mas apesar de surpreendido no arranque por Sebastian Vettel e de não ter conseguido recuperar a posição no seu pit stop, Valtteri Bottas acabou por recuperar o 2º posto da grelha, para fechar atrás do seu colega de equipa e dar à Mercedes uma dobradinha.



É a 2ª vitória da temporada para Hamilton e se na chegada a Barcelona o inglês declarava não merecer a liderança do campeonato, agora após a corrida na Catalunha, está certo que merece o controlo, agora de 17 pontos sobre Vettel. A Mercedes sente-se muito à vontade com estes compostos e em ter achado a janela correta para operar estrategicamente os seus pitstops, aumentando globalmente os desempenhos.

A Ferrari levou Vettel para um 2º pit stop numa decisão que pode ser entendida como conservadora e uma estratégia que terá custado a Vettel 6 pontos no campeonato. É que Vettel perdeu a chance de discutir com Bottas o 2º lugar como foi passado pelo Red Bull de Max Verstappen que com uma asa dianteira partida, resistiu e fechou no 3º lugar, naquele que é o 1º pódio do jovem holandês em 2018. Sebastian Vettel foi apenas 4º na corrida.


ALBERTO ESTEVEZ

O piloto defendeu porém, no final, a decisão da equipa. Não terá sido uma decisão meramente tática, apenas desgaste demasiado nos pneus traseiros que tiravam confiança ao piloto. Estes compostos vão ser igualmente usados dentro de 1 mês em Silverstone e isso preocupará a Ferrari. 

A corrida começou com um despiste de Romain Grosjean, com o Haas, naquela que é o 2º acidente consecutivo. O francês vive um momento terrível da carreira. No despiste ele levou consigo também Hulkenberg no Renault e Gasly no Toro Rosso.



Ambos os Red Bulls terminaram a corrida e Verstappen fechou no pódio.
Depois do acidente entre ambos os pilotos em Baku, o resultado é relaxante e dá confiança para o próximo GP no Mónaco, uma pista onde a Red Bull será muito forte e pode discutir até a vitória. Verstappen cometeu um erro e partiu um pedaço da asa dianteira do carro mas acabou por não parar na boxe resistindo em perseguição do pódio, o que aconteceu no final.

Daniel Ricciardo foi o 5º no segundo Red Bull; Magnussen no Haas fechou em 6º,  Carlos Sainz, da Renault, foi 7º, Fernando Alonso foi o 8º, Sergio Pérez o 9º e Charles Leclerc, dá mais um ponyto à Sauber e resultado nos pontos.  


ANDREU DALMAU

Um GP com vários abandonos, incluindo Kimi Raikkonen, num problema de motor do Ferrari e Esteban Ocon, que registou com um problema hidráulico o 1º abandono mecânico de um Force India, desde meados da época de 2016.

Classifcação Final GP Espanha de #F1



Nos mundiais, estas são as classificações:

Pilotos: Lewis Hamilton 95, Sebastian Vettel 78, Valtteri Bottas 58, Kimi Raikkonen 48, Daniel Ricciardo 47, Max Verstappen 33,  Fernando Alonso32.

Nos construtores, a classificação tem agora a Mercedes com 153 pontos, Ferrari 126, Red Bull 80, Renault 41, McLaren 40.
Na saída do #GP de Espanha Vettel tem menos 26 pontos que o ano passado. Em 2017: Vettel: 104, Hamilton: 98, Bottas: 63, Raikkonen: 49. Em 2018: Hamilton: 95, Vettel: 78, Bottas: 58. Raikkonen: 48

O próximo GP é no Mónaco. Ai a Ferrari precisará de contrariar este descolcar da Mercedes e de Hamilton para reequilibrar os mundiais. Mas como acima se referiu, a Red Bull terá uma palavra também a dizer.


FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DE ESPANHA


VITÓRIAS



* Lewis Hamilton - 64ª vitória de carreira (2ª da temporada 2018). É o 2º piloto com mais vitórias da história. 3ª Vitória em Barcelona.

* Foi a 41ª vitória de Hamilton a partir da Pole Position o que iguala o record obtido por Michael Schumacher na carreira. * Mercedes - 78ª vitória na F1 (4ª em Espanha)

* Motores Mercedes - 164ª vitória na F1, menos 4 que a Renault oficialmente (se considerarmos que a Tag Heuer também são Renault, então está a 10)

* Grã-Bretanha - 268ª vitória na F1.

* Carro #44 - 43ª vitória na F1 (a 42ª pela mão de Hamilton).

VITORIAS 2018
Vettel 2, Hamilton 2, Ricciardo 1
Ferrari 2, Mercedes 2, Red Bull 1


POLES


ANDREU DALMAU

* Lewis Hamilton - 74ª pole position de carreira (2ª de 2017), 4ª pole em Barcelona.

* Mercedes: 90ª pole da história

* Motores Mercedes: 171ª pole da história.

* Reino Unido: 260ª pole na F1.Outros:

* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990

* Lewis tem 121 1ª filas em 211 GPs na F1 (3 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).

POLES DE 2018
Vettel 3, Hamilton 2
Ferrari 3, Mercedes 2

1ªFILAS DE 2018
Raikkonen 3, Vettel 3, Hamilton 3, Bottas 1
Ferrari 6, Mercedes 4.


VOLTAS MAIS RÁPIDAS


 
* Daniel Ricciardo - 12ª Volta Mais Rápida de corrida. (iguala o número de V+R de Alberto Ascari, Jack Brabham, Rene Arnoux e Juan Pablo Montoya). É a 3ª Volta Mais Rápida do ano para Ricciardo. * Red Bull - 57ª volta mais rápida de corrida da história.

* Motores Tag Heuer -  10ª Volta rápida de Corrida, igualando a Offenhauser.

VOLTAS MAIS RAPIDAS EM BARCELONA

Daniel RICCIARDO Red Bull 1'18''441
Sebastian VETTEL  Ferrari 1'19''128
Lewis HAMILTON   Mercedes  1'19''133
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'19''422
Valtteri BOTTAS  Mercedes  1'19''478
Kevin MAGNUSSEN Haas  1'20''246
Fernando ALONSO  McLaren 1'20''727
Sergio PEREZ Force India  1'21''128
Carlos SAINZ Renault 1'21''324
Brendon HARTLEY Toro Rosso 1'21''439  

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 3;Bottas 2,
Red Bull 3, Mercedes 2

PÓDIOS


ANDREU DALMAU

* Lewis Hamilton - 121º pódio de carreira, é o 2º piloto com mais pódios de sempre, atrás dos 155 de Michael Schumacher.

* Valtteri Bottas - 25º pódio de carreira, iguala o número de Pódios de Jackie Ickx. São agora 11 vezes no 2º lugar, tantas quantas Bruce McLaren e Jackie Stewart. * Max Verstappen - 12º pódio de carreira, tantos quantos Stephan Johansson e Robert Kubica. A 4ª vez no 3º lugar. * Mercedes - 160º e 161º pódios da história. * 41ª dobradinha da história da Mercedes, menos 6 que a McLaren.

* Red Bull - 150º pódio da história.

* Motores Mercedes - 428º e 429º pódios da história.

* Motores Tag Heuer - 31º pódio da história.

* Grã-Bretanha - 652º pódio da história.

* Finlândia: 194º pódio da história

* Holanda - 14º pódio da história.

PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 4, Raikkonen 3, Bottas 3, Vettel 2, Ricciardo 1, Verstappen, Perez 1
Mercedes 7, Ferrari 5, Red Bull 2, Force India 1


PIT STOPS

* GP Espanha - 21 PitStops

* MELHORES PIT STOPS do GP



* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull); Vettel (Ferrari), Stroll (Williams), Ricciardo (Red Bull) - 1

Por escuderias:
Red Bull 2, Mercedes 1, Ferrari 1, Williams 1

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 129

Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21

ULTRAPASSAGENS



* GP de Espanha = 18 ultrapassagens, 10 com recurso a DRS e 0 para o comando de GP

ULTRAPASSAGENS TOT DRS LEAD
GP Austrália   15 3 1
GP Bahrain   86 31 1
GP China   79 23 2
GP Azerbaijão  70 22 
GP Espanha   18 10 
GP Mónaco        
GP Canada        
GP França        
GP Áustria        
GP Inglaterra        
GP Alemanha       
GP Hungria        
GP Bélgica        
GP Itália        
GP Singapura        
GP Rússia       
GP Japão        
GP EUA        
GP México        
GP Brasil        
GP Abu Dhabi        
TOTAIS   268 88 4

VOLTAS NO COMANDO

* 2 Comandantes do GP de Espanha, Hamilton 58 voltas e Verstappen 8 voltas por ocasião dos pit stops.

* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.

* Lewis Hamilton comandou GPs por 119 vezes em 210 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Vettel 139, Hamilton 82, Bottas 39, Ricciardo 12, Verstappen 8, Raikkonen 2.
Ferrari 145, Mercedes 123, Red Bull 20

ABANDONOS


 
* Tivemos 6 abandonos no GP, sendo que 3 deles resultaram do despiste de Grosjean, apanhando também Gasly e Hulkenberg. Os restantes por motivos mecânicos, incluindo o 1º abandono de um Force India por motivos mecânicos desde 2016.

ABANDONOS TOTAL 2018: TOTAL ACI/DES MECAN.
GP Austrália   5 0 5
GP Bahrain   3 0 3
GP China   1 0 1
GP Azerbaijão  7
GP Espanha   6 3
GP Mónaco        
GP Canada        
GP França        
GP Áustria        
GP Inglaterra        
GP Alemanha       
GP Hungria        
GP Bélgica        
GP Itália        
GP Singapura        
GP Rússia       
GP Japão        
GP EUA        
GP México        
GP Brasil        
GP Abu Dhabi        
TOTAIS   22 9 13

* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).

OUTROS FACTOS E NÚMEROS:

* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 140GPs, Romain Grosjean 127 e Marcus Ericsson 81. Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.

* 102 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 68, Red Bull 22 e Ferrari 12. No mesmo período 6 pilotos venceram. Hamilton 42, Rosberg 20, Vettel 10, Ricciardo 6, Versappen 3 e Bottas 3.

Mercedes...

* Mercedes obteve o 41º GP consecutivo a pontuar. É a 6a maior sequência ativa na história da F1.  A Mercedes tem 62 GPS consecutivos a pontuar como o seu melhor registo, (entre 2012 e 2016), sendo esse o 3º maior de sempre.

* Hamilton marcou o seu 30º GP consecutivo a pontuar, aumentando a MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não conseguiu marcar pontos ou terminar a corrida, foi no GP da Malásia de 2016.

* Hamilton está agora a 3 GPs de igualar os 33 GPs consecutivos que Nick Heidfeld terminou corridas.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1

Ferrari...

* Raikkonen segue agora com 102 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá vão 24 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.

* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981

Red Bull...


Force India...

* A Force India abandonou pela 1ª vez por motivos mecânicos desde os problemas com os travões em ambos os carros, no GP da Áustria de 2016.   McLaren...

* Alonso terminou 5 GPs nos pontos em 2018. Vandoorne 3. Em 2017 a McLaren levou 8 GPs para pontuar (aconteceu em Baku). Um jejum tão grande não acontecia desde 1966.

* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, está a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)

* McLaren está sem vencer há 103 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 103º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 82 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

Williams...

* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 119 GPs.

Renault...

* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 140 GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

Haas...

* A Haas obteve a sua 46ª corrida sem pódios. É a 10ª escuderia da história com mais corridas feitas e sem ter um pódio. A seguir está agora a AGS com 47, Zakspeed 53, Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.

Sauber


Toro Rosso



 
pub