Lewis Hamilton conquistou a 12ª pole de 2016 e garantiu de forma impressionante a largada na frente para o GP que decide o título de campeão.
Mas ao seu lado está o rival do inglês e principal candidato a sagrar-se o campeão do mundo, este domingo.
Nico Rosberg esteve sempre aquém das marcas do seu colega de equipa e rival ao título, mas fez o que lhe competia. Cabeça fria que o 3º lugar basta para ser campeão do mundo, dirá.
A marca de Hamilton é de uma perfeição quase extrema, em 1.38.755s, com Rosberg a fixar-se a 303 milésimas de segundo.
Lewis Hamilton para ser campeão, precisa que 2 carros pelo menos se intrometam entre si e Rosberg.
Os Ferrari e os Red Bull não estão muito longe, mas dificilmente vão conseguir sem algum tipo de atrito, chegar aos Mercedes em ritmo de corrida.
Daniel Ricciardo foi terceiro no Red Bull, a 834 milésimas de Hamilton. Os pilotos da Ferrari, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, ficaram em 4º e 5º lugares respetivamente, com Max Verstappen, no outro Red Bull, a fechar em 6º.
SRDJAN SUKI
Hamilton liderou todas as sessões de qualificação, Q1, Q2 e Q3, com diferenças que oscilaram desde as 8 décimas na Q1, a 1 segundo na Q2 e às 3 décimas, no último e decisivo momento.
Foi a 61ª pole de carreira, a quatro de chegar ao seu ídolo Ayrton Senna e a Michael Schumacher.
No próximo ano ele pode tornar-se o homem com mais poles do mundo.
Nico Rosberg conseguiu hoje tornar-se o primeiro piloto em 20 anos a largar para todos os GPs da época na 1ª fila de grelha (primeiro ou segundo lugar em qualificação). O último a fazê-lo foi Damon Hill em 1996.
Curioso que Hill tornou-se nesse ano campeão e o único campeão filho de um campeão Graham Hill). Este Domingo Rosberg pode seguir o destino. O seu pai Keke Rosberg foi campeão em 1982.
A Red Bull parece ser a única esperança que Hamilton tem. Ele sonhará que Ricciardo e Verstappen ou Ricciardo e um dos Ferrari posam surpreender Nico Rosberg.
A ESTRATÉGIA DE LEWIS ? PERTURBAR NICO
Para alimentar a adrenalina e imaginação a Red Bull lançou-se numa estratégia alternativa de começar a corrida com pneus super-macios, que vão durar mais nas primeiras voltas do que os ultra-macios da Mercedes.
Com um primeiro turno mais longo, eles comandarão por momentos a corrida e caso um dos Mercedes falhe em algum momento da prova, vão querer tentar a sua chance.
Ahmed Jadallah
Talvez por isso será curioso ver a abordagem de Hamilton por exemplo nas primeiras voltas. Mais do que tentar ir embora deixando Rosberg a gerir a sua corrida atrás sem esforço, ele vai querer segurar curta a diferença na frente, sujeitando como tampão Rosberg a uma pressão atrás mas possibilitando a que os Red Bull e Ferrari venham para cima do rival, o mais possível.
VALDRIN XHEMAJ
A Red Bull nos treinos livres de 6ª feira mostrou um desempenho de corrida (longos turnos com pneus supermacios) idêntico aos Mercedes.
ADEUS DE MASSA E BUTTON
Destaques mais atrás na grelha, para os 2 veteranos que deverão ter este domingo as últimas corridas. Felipe Massa, no Williams vai largar de 10º a sua 250ª corrida da carreira e Jenson Button começa de 12º a 305ª corrida na Fórmula 1.
SRDJAN SUKI
Massa conseguiu bater o colega de equipa Bottas, que se ficou na Q2, uma supremacia em relação ao finlandês que Massa apenas obteve por 4 vezes esta época. Button foi mais lento 228 milésimos de segundos que Fernando Alonso na Q2, ficando aí eliminado.
Veja os detalhes de twitter que acompanha minuto a minuto o fim de semana da decisão. Pode acompanhar aqui ao minuto a corrida que decide o campeonato. Domingo às 13h.
SRDJAN SUKI
GRELHA DE PARTIDA PARA O GP DE ABU DHABI
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:38.755 |
2. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1:39.058 |
3. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heuer | 1:39.589 |
4. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:39.604 |
5. | Sebastian Vettel | Ferrari | 1:39.661 |
6. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heuer | 1:39.818 |
7. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:40.501 |
8. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | 1:40.519 |
9. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | 1:41.106 |
10. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1:41.213 |
Q2 | |||
11. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | 1:41.084 |
12. | Jenson Button | McLaren-Honda | 1:41.272 |
13. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | 1:41.480 |
14. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | 1:41.564 |
15. | Jolyon Palmer | Renault | 1:41.820 |
16. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | 1:41.995 |
Q1 | |||
17. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | 1:42.003 |
18. | Kevin Magnussen | Renault | 1:42.142 |
19. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | 1:42.247 |
20. | Esteban Ocon | MRT-Mercedes | 1:42.286 |
21. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | 1:42.393 |
22. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | 1:42.637 |