Hamilton triunfa no Brasil e adia decisão do título para Abu Dhabi

por RTP
Hamilton vence e mantém sonho em aberto Paul Whitaker


Lewis Hamilton triunfou numa pista que restava na sua lista após 10 anos, como aquela onde nunca tinha conseguido vencer.

Numa corrida com chuva durante todo o tempo, com mais de 3 horas, múltiplos momentos de Safety Car e duas interrupções, Hamilton nunca perdeu a posição de liderança, fazendo o que tinha a fazer para manter vivas as esperanças para ser campeão. Conquistou também a sua 52ª vitória, tornando-se o 2º piloto com mais triunfos desde sempre na F1, agora só atrás de Michael Schumacher com as sua 91 vitórias.

Mas Nico Rosberg fez também o necessário para se manter como principal favorito ao título. Ele largará em Abu Dhabi com 12 pontos de avanço e basta-lhe ser 3º colocado para se sagrar campeão do mundo.

No pódio ficou ainda Max Verstappen. Mas o 3º lugar representa mais que um pódio. Significa aquela que foi a mais prodigiosa corrida desde que o teenager holandês chegou à F1. Está reservado um futuro brilhante para Max e se duvidas existissem, no Brasil foi saudado por todos os fãs pela corrida feita.



Na largada ultrapassou por fora nos Ss de Senna, Nico Rosberg para se colocar em 2º lugar. Depois, na zona da pista onde vários pilotos se acidentaram, conseguiu dominar de forma espetacular um aquaplanning que terminaria com a sua corrida e ainda resistiu ao ataque de Rosberg para recuperar a posição. E após uma mudança de composto de pneus a 16 voltas do final, fez uma recuperação monumental, onde passou 11 carros, incluindo o seu colega de equipa Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel no Ferrari.


Fernando Bizerra

A corrida foi marcada duas vezes por bandeiras vermelhas, após acidentes que deixaram os carros a impedir passagem segura, como foi o caso do aquaplaning que deixou Raikkonen contra o muro das boxes e virado ao contrário. De uma outra vez porque a direção de corrida decidiu não estarem reunidas condições para a corrida seguir normalmente (a segurança passou a ser a principal preocupaçã, ainda mais após o acidente que em 2014 vitimou Jules Bianchi no Japão.



Muitas ultrapassagens além das de Verstappen nos duelos secundários. Vettel e Alonso que hoje não são os melhores amigos do mundo, tiveram um combate forte com Alonso até a queixar-se que o alemão o teria empurrado. Minutos mais tarde foi Vettel a queixar-se quando Verstappen passou por ele na sua fulgurante ascensão.

Também Ocon e Hulkenberg se tocaram na saída do S de Senna, com Ocon a afirmar que a Force India o forçou para fora da pista.

E depois foi Massa que sucumbiu ao aquaplanning.
Depois da Junção perdeu o carro como antes já um grande número de piltoos havia feito. Foi um dos momentos da corrida. A sua última corrida em casa. Rumou a pé com bandeira do Brasil nas costas a chorar de emoção na despedida perante a "torcida". E um momento pouco visto, as escuderia Mercedes, Ferrari, McLaren e outras a bater aplmas a Felipe Massa por todos estes 14 anos, 251 GPs de F1.


Sebastião Moreira


Mas além de Hamilton, Rosberg, Verstappen e Massa (este pelos aplausos de despedida), mas gente sai com boas recordações do Brasil.

Fernando Alonso porque deu simbolicamente à McLaren 1 ponto, naquele que foi o 800º GP na F1.



A Force India que com o resultado garantiu quase que matematicamente que será a 4ª classificada no Mundial de Construtores, atrás de Mercedes, Red Bull e Ferrari, terminando a frente das clássicas Williams e McLaren.

A Sauber que através dos pontos deixados por Felipe Nasr (pontos em casa é sonho azul), garantiu quase certo o 10º lugar no mundial de construtores e assim garantiu também um valor financeiro para o próximo ano que inclui as viagens pagas para todo mundial. Dinheiro em caixa. E muito.



Classificação GP do Brasil de F1

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 3h01m01.335
2. Nico Rosberg Mercedes GP +11.455
3. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +21.481
4. Sergio Perez Force India-Mercedes +25.346
5. Sebastian Vettel Ferrari +26.334
6. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +29.160
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +29.827
8. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +30.486
9. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +42.620
10. Fernando Alonso McLaren-Honda +44.432
11. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +45.292
12. Esteban Ocon MRT-Mercedes +45.809
13. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari +51.192
14. Kevin Magnussen Renault +51.555
15. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +1m00,498
16. Jenson Button McLaren-Honda +1m21.994
D
Esteban Gutierrez Haas-Ferrari Sist Hidraulico
D Felipe Massa Williams-Mercedes Despiste
D Jolyon Palmer Renault Acidente
D Kimi Raikkonen Ferrari Despiste
D Marcus Ericsson Sauber-Ferrari Despiste
D Romain Grosjean Haas-Ferrari Despiste
MELHOR VOLTA
  Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer 1:25.305

No mundial de pilotos, Nico Rosberg tem agora 367 pontos. Lewis Hamilton 355, Daniel Ricciardo 246, Sebastian Vettel 197, Max Verstappen 192, Kimi Raikkonen 178, Sergio Perez 97, Valtteri Bottas 85, Nico Hulkenberg 66,
Fernando Alonso 53, Felipe Massa 51.
Nos Construtores, Mercedes 722 pontos, já campeã, Red Bull 446, Ferrari 375, Force India 163, Williams 136, McLaren 75.

o Mundial é decidido em Abu Dhabi, a 27 de Novembro. A última corrida.
pub