Hamilton vence a travar, Rosberg Campeão a celebrar

por RTP
Final próximo na decisão do título. SRDJAN SUKI

Depois de uma vida de sonho para se tornar um dia campeão do mundo, o dia chegou para Nico Rosberg. Triunfou em 9 das 21 corridas, enquanto Lewis Hamilton o seu colega de equipa e rival eterno, ganhou 10 mas marcou menos 5 pontos no final.

Tudo definido em termos de campeonato por um abandono de Hamilton na Malásia quando o motor cedeu. Rosberg aproveitou e a partir daí não cedeu mais, não vacilou e não desperdiçou a oportunidade. Mas a F1 é um desporto mecânico e esses fatores têm de ser levados em conta.


VALDRIN XHEMAJ

Na última corrida o alemão foi sujeito à maior pressão que provavelmente sentiu na carreira. A tática de corrida de Hamilton era óbvia. Ele precisava de vencer mas Rosberg precisava de ser 4º no final para que as contas virassem a favor do inglês. Por isso Hamilton quebrou o ritmo e com isso permitiu que a concorrência (Red Bull e Ferrari) estivesse em condições de pressionar o adversário.

Rosberg sabia na última corrida que tinha a primeira oportunidade real de ser campeão do mundo. Nas últimas voltas viu-se pressionado por Vettel e Verstappen. Bastaria um erro, uma travagem mais descompensada e o título escapava.


Hamad I Mohammed

Nico Rosberg não cedeu. Cabeça fria. 10 anos e 206 GPs depois, o seu dia chegou. E depois de ter perdido o título para Lewis em 2014 e 2015, esta vitória é ainda mais saborosa. A sua notável resistência conta muito para este desfecho. Nico torna-se o segundo filho de campeão do mundo a conquistar também o título. Damon Hill foi campeão em 1996, depois do pai Graham ter vencido em 1962 e 1968. Agora Nico vence 34 anos depois do titulo de Keke Rosberg em 1982.

O que aconteceu em Abu Dhabi teve foco absoluto nesta estratégia de Hamilton. Vencer e fazer tudo para que Red Bull e Ferrari metessem 2 carros na frente de Rosberg. Um dos Red Bull logo na 1ª curva de corrida fez peão e desceu para último.



Ao volante, Max Verstappen. O rápido teenager holandês fez a partir desse momento uma corrida de vertigem. Subiu na geral, passando quase todos os pilotos. Estendeu o 1º turno e optou por uma paragem única na box, para voltar à discussão de corrida. Sem aquele peão inicial, Verstappen poderia ter mesmo influenciado a decisão do título para as mãos de Hamilton. Outro piloto de grande mérito no por-de-sol de AbuDhabi foi Sebastian Vettel. O alemão fez um longo 2º turno de corrida para um sprint final de SuperMacios no carro. E com cronos tão rápidos que regressou para discutir o pódio e pressionar Rosberg na 2ª posição final.

Rosberg teve um momento de corrida, que o próprio considera, o momento mais importante da sua carreira. Porque é simbólico da sua vontade de ser campeão. Rosberg estava preso atrás de Verstappen e a perder tempo que o colocava em posição crítica de defender a 2ª e 3ª posições. A equipa deu-lhe luz verde para atacar e Nico foi passar Verstappen "no braço" como se diz. Foi uma afirmação para o mundo como quem diz: "Hoje, não vai escapar, faço o que for necessário!". E passar Verstappen não é fácil.  




A equipa Mercedes sente-se desconfortável com o facto de Hamilton ter ignorado ordens da equipa para rodar a ritmo normal. Mas todos sabem que Hamilton estava a defender a sua chance de ser campeão. Elementos da equipa como Niki Lauda, Paddy Lowe e Toto Wolff todos disseram no final que Hamilton terá de explicar porque o fez. Todos sabem o que Lewis fez. As férias vão ajudar a esquecer e relativizar a cena?

O GP de Abu Dhabi marcou também o final de carreira de 2 pilotos. Jenson Button e Felipe Massa. Jenson foi vítima de avaria mecânica no McLaren, enquanto Felipe Massa terminou em 9º lugar.



CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DE ABU DHABI

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h38m04.013
2. Nico Rosberg Mercedes GP +0.439
3. Sebastian Vettel Ferrari +0.843
4. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +1.685
5. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +5.315
6. Kimi Raikkonen Ferrari +18.816
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +50.114
8. Sergio Perez Force India-Mercedes +58.776
9. Felipe Massa Williams-Mercedes +59.436
10. Fernando Alonso McLaren-Honda +59.896
11. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1m16.777
12. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1m35.113
13. Esteban Ocon MRT-Mercedes +1 volta
14. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +1 volta
15. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
16. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
17. Jolyon Palmer Renault +1 volta
D
Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari  
D Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari  
D Jenson Button McLaren-Honda  
D Valtteri Bottas Williams-Mercedes  
D Kevin Magnussen Renault  
MELHOR VOLTA
  Sebastian Vettel Ferrari 1:43.729


SRDJAN SUKI

No Mundial de Pilotos, 20 pilotos marcaram pontos. A vitória surgiu por 5 pontos de Rosberg, frente a Hamilton.
Nico Rosberg 385 pontos, Lewis Hamilton 380, Daniel Ricciardo 256, Sebastian Vettel 212, Max Verstappen 204, Kimi Raikkonen 186, Sergio Perez 101, Valtteri Bottas 85, Nico Hulkenberg 72, Fernando Alonso 54, Felipe Massa 53, Carlos Sainz Jnr 46, Romain Grosjean 29, Daniil Kvyat 25, Jenson Button 21, Kevin Magnussen 7, Felipe Nasr 2, Jolyon Palmer 1, Pascal Wehrlein 1, Stoffel Vandoorne 1


VALDRIN XHEMAJ

Nos Construtores, a Mercedes volta a ser campeã. Marcou 765 pontos. Atrás a Red Bull 468, Ferrari 398, Force India 173, Williams 138, McLaren 76, Toro Rosso 63, Haas 29, Renault 8, Sauber 2, Manor 1. A Force India consegue pela primeira vez o 4º lugar do campeonato, deixando para trás a Williams e McLaren.
pub