Hamilton Vence em Monza e assume comando de Mundial

por RTP
Legenda da Imagem Luca Bruno / POOL

Corrida perfeita de Lewis Hamilton para dobradinha Mercedes na casa da Ferrari. Vettel limitou perda de pontos ao terminar em 3º lugar. Campeonato em aberto, esperando-se agora a resposta da Scuderia nos próximos GPs do mundial.


Não acontecia desde o GP de Itália do ano passado. E este ano, à saída de Monza volta a acontecer. Lewis Hamilton assumiu a liderança do mundial de F1 por 3 pontos sobre o homem que desde início da temporada sempre havia liderado. Sebastian Vettel.

A liderança do campeonato foi carimbada com um triunfo sem margem de dúvidas, depois de um comando permanente desde o início da corrida. Um dia depois de se tornar no primeiro homem da história a alcançar 69 pole positions na F1, Hamilton controlou a corrida, confirmando a vantagem do carro e do motor Mercedes na casa da Ferrari.  


SRDJAN SUKI

A Mercedes obteve a sua 3ª dobradinha da época, depois do Canadá e de Inglaterra. O resultado perfeito antes do campeonato entrar numa fase onde o carro da Ferrari voltará a ter vantagem, nomeadamente já no próximo GP de Singapura.  

Valtteri Bottas foi segundo no final depois de ter perdido posição na largada para Kimi Raikkonen mas recuperado logo no final da 1ª volta o seu 4º lugar, naquele que foi um dos momentos mais fantásticos da corrida de monza. Ambos os finlandeses a fazer a parabólica de Monza roda com roda.  

Sebastian Vettel levou algum tempo até ir buscar as posições de Raikkonen, Esteban Ocon e Lance Stroll que largaram à sua frente. O alemão operou a sua corrida, depois da má qualificação da Scuderia no sábado, para minimizar a perda de pontos em casa.


SRDJAN SUKI

Quando se achou no 3º lugar atrás dos Mercedes, a intensão era levar o carro até ao final. Um pequeno erro com saída em frente numa das escapatórias da pista à 40ª volta, num momento em que começou a não ter confiança no carro em travagem, confirmaram que o 3º lugar era tudo o que Vettel poderia fazer perante os tifosi. Ir ao pódio com um carro da Scuderia.

Kimi Raikkonen fechou no outro Ferrari em 5º lugar, atrás de Daniel Ricciardo.   O australiano foi fenomenal, uma vez mais, em pista.

Depois de ser 3º na qualificação mas a penalização por mudança de elementos do motor o terem obrigado a largar de 16º, fez uma extraordinária primeira fase de corrida até ao momento do seu pitstop mais tardio. Fez ultrapassagens agressivas a pilotos mais lentos que o seu RedBull.



Após o seu PitStop tinha por objetivo tentar o pódio, passando primeiro Raikkonen e depois Vettel. Ficou com metade do serviço feito. A passagem a Raikkonen foi em travagem sobre o limite no final da reta, para a primeira chicane da pista. Foi com tudo e passou. Chegar a Vettel já não conseguiu embora marcando uma sequência de voltas mais rápidas de corrida, só deu para cortar por metade a sua desvantagem para o alemão. O quarto lugar é meritório.

Atrás vieram os homens que já tinham largado das primeiras filas e foram consistentes ao longo da prova. Esteban Ocon com o Force India acabou em sexto. Não tinha forma de acompanhar os mais rápidos mas o seu motor Mercedes permitiu resistir aos demais. 


SRDJAN SUKI

Quer Ocon quer Lance Stroll no Williams (que largou da 2ª posição em grelha), tiveram corridas sólidas. Stroll foi sétimo na frente do colega de equipa Felipe Massa e do outro Force India, do mexicano Sergio Perez que terminou em nono


SRDJAN SUKI

O décimo lugar foi para Max Verstappen. O jovem da Red Bull manteve ativo o seu azar de 2017. Logo nas primeiras voltas, numa tentativa de passagem a Felipe Massa, o RB13 de Max furou e obrigou a um pitstop não previsto do piloto. A partir de então foi uma corrida de recuperação.



E rodando várias vezes ao nível dos mais rápidos em pista. Fica a ideia que sem o furo, Vettel teria tido aqui uma dura dor de cabeça para ir ao pódio.    

CLASSIFICAÇÃO DO GP DE ITÁLIA

POS PILOTO EQUIPA DIFERENÇAS
1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h15m32.310
2. Valtteri Bottas Mercedes GP + 4.471
3. Sebastian Vettel Ferrari + 36.317
4. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer + 40.335
5. Kimi Raikkonen Ferrari + 1m00..082
6. Esteban Ocon Force India-Mercedes + 1m11.528
7. Lance Stroll Williams-Mercedes + 1m14.156
8. Felipe Massa/td> Williams-Mercedes + 1m14.834
9. Sergio Perez Force India-Mercedes + 1m15.276
10. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer + 1 VOLTA
11. Kevin Magnussen Haas-Ferrari +1 VOLTA
12. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault +1 VOLTA
13. Nico Hulkenberg Renault +1 VOLTA
14. Carlos Sainz Toro Rosso-Renault +1 VOLTA
15. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1 VOLTA
16. Pascal Wehrlein Sauber-Ferrari +1 VOLTA
D
Fernando Alonso McLaren-Honda  
D Marcus Ericsson Sauber-Ferrari  
D Stoffel Vandoorne McLaren-Honda  
D Jolyon Palmer Renault  
MELHOR VOLTA
  Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer 1:23.361

por Jorge Alexandre Lopes


SRDJAN SUKI

ESTATÍSTICAS GP DA ITÁLIA  DE FÓRMULA 1

VITÓRIA


FABRIZIO RADAELLI

* Lewis Hamilton - 59ª vitória de carreira ( 4ª em Monza, as outras foram em 2012, 2014 e 2015).

* Hamilton iguala o número de vitórias de Nelson Piquet em Monza e fica a 1 vitória do máximo de 5 triunfos de Michael Schumacher.

* Mercedes - 72ª vitória na F1. Foi a 5ª escuderia a fazer 70 vitórias (Ferrari, McLaren, Williams e Lotus as outras). É a 6ª vitória em Monza, 4ª consecutiva (2014-2017).

* Motores Mercedes - 158ª vitória na F1

* Grã-Bretanha - 263ª vitória na F1

* Carro #44 - 38ª vitória na F1 (37ª por Hamilton).

VITORIAS 2017

Hamilton 6, Vettel 4, Bottas 2. Ricciardo 1;
Mercedes 8, Ferrari 4, Red Bull 1

POLES


FABRIZIO RADAELLI

* Lewis Hamilton – 69ª pole de carreira, é agora o record absoluto a solo na história da F1, passando as 68 de Michael Schumacher (última obtida em França 2006).

* Hamilton tornou-se no único piloto a obter mais de 5 poles em Monza. Algo que Fangio e Senna tinham obtido. Agora é o único com 6 poles em Monza.

* Mercedes: 83ª pole da história.

* Motores Mercedes: 166ª pole da história. Mais na frente só Ferrari 211 e Renault 213.

* Grã-Bretanha: 255ª pole na F1.

* Hamilton marca poles há 11 anos consecutivos (desde 2007). Passa os 10 anos consecutivos em que Ayrton Senna marcou poles. Agora na frente só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Lewis tem 114 1ª filas em 201 GPs na F1 (9 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É a 2ª maior marca de sempre. Mais, só Schumacher 116.

POLES DE 2017
* Hamilton só precisa de mais 1 pole para ficar com o Troféu de mais poles de 2017.
Hamilton 8 Bottas 2, Vettel 2, Raikkonen 1 ;
Mercedes 10, Ferrari 3

1ªFILAS DE 2017

Vettel 9, Hamilton 9, Bottas 3, Raikkonen 4 ; Stroll 1
Ferrari 13, Mercedes 12, Williams 1


VOLTAS MAIS RÁPIDAS



* Daniel ricciardo - 9ª Volta Mais Rápida, iguala o número de voltas mais rápidas de corrida de Denny Hulme, Ronnie Peterson e Jacques Villeneuve.

* É a 1ª volta mais rápida de corrida que faz desde o GP México de 2016.

* Red Bull - 53ª volta mais rápida de corrida da história. Iguala a Mercedes.

* Motores Tag Heuer - 6ª Volta rápida de Corrida. Iguala a Vanwall. (se considerarmos que na prática os motores são Renault, só o Brand é Tag Heuer, esta foi a 177ª volta Mais Rapida dos motores Renault)

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2017

Hamilton 6, Raikkonen 2, Vettel 2, Perez 1, Alonso 1, Ricciardo 1
Mercedes 6, Ferrari 4, Force India 1, McLaren 1, Red Bull 1

Voltas Mais Rápidas em Monza
Daniel RICCIARDO Red Bull 1'23''361
Lewis HAMILTON Mercedes 1'23''488
Valtteri BOTTAS Mercedes 1'23''722
Sebastian VETTEL Ferrari 1'23''897
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'24''351
Sergio PEREZ Force India 1'24''968
Romain GROSJEAN Haas 1'25''020
Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'25''054
Felipe MASSA Williams 1'25''477
Lance STROLL Williams 1'25''625

PÓDIOS

 

* Lewis Hamilton – 112º pódio de carreira em 201 GPs, 59ª vez no lugar mais alto

* Valtteri Bottas - 18º podio de carreira. Tantos quantos Mike Hawtorn e Heinz Harald Frentzen. Foi a 6ª vez no 2º lugar, tantos P2 quantos JamesHunt, John Watson, Eddie Irvine e Ralf Schumacher.

* Sebastian Vettel – 96º pódio, o 30º que marca para a Scuderia Ferrari. 25ª vez no 3º lugar.

* Mercedes – 144º e 145º pódios da história.

* Ferrari – 721º pódios da história.

* Motores Mercedes – 411º e 412º pódios da história.

* Motores Ferrari – 727º pódio da história

* Grã Bretanha: 643º Pódio

* Finlândia – 181º pódio

* Alemanha - 389º Pódio

PÓDIOS DE 2017:

Vettel 10, Bottas 9, Hamilton 8, Ricciardo 6, Raikkonen 4, Verstappen 1, Stroll 1;
Mercedes 17, Ferrari 14, Red Bull 7, Williams 1


PIT STOPS


 
* GP da Itália – 21 PitStops

* MELHORES PIT STOPS em Monza
A Mercedes dominou também o GP de Itália nas boxes. Os 2 PitStops mais rápidos foram da escuderia campeã do mundo. Os mecânicos de Bottas foram os mais rápido na operação. Pela 1ª vez esta época.
A Williams venceu este ano 7 GPs, a Mercedes sobe para 3 triunfos. Red Bull 2 e Ferrari 1, nos melhores de 2017.

* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Massa (Williams) 4 ;
Stroll (Williams) 2;
Hamilton (Mercedes) 2 ;
Bottas (Mercedes) 1;
Di Resta (Williams) 1;
Verstappen (Red Bull) 1;
Ricciardo (Red Bull) 1.
Vettel (Ferrari) 1;

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2017 = 392

Pit Stops -> AUS 20 CHI 80 BAR 31 RUS 20 ESP 37 MON 28 CAN 21 AZE 29 AUT 18 ING 26 HUN 21 BEL 40 ITA 21


ULTRAPASSAGENS



* GP da Itália teve 59 ultrapassagens, 18 com recurso a DRS. Nenhuma, de novo, para  a liderança da corrida.

* Vamos com um total de 532 Ultrapassagens, 174 delas com DRS. Mas apenas 4 Ultrapassagens diretas em pista para a liderança de corrida.

GP TOT P1 DRS
GP Austrália 14 0 3
GP China 54 0 10
GP Bahrain 48 0 18
GP Rússia 18 0 0
GP Espanha 36 2 18
GP Mónaco 9 0 1
GP Canadá 36 0 24
GP Azerbeijão 137 0 25
GP Austria 51 1 5
GP Grã-Bretanha 56 0 21
GP Hungria 14 0 7
GP Bélgica  60 1 24
GP Itália 59 0 18
GP Singapura      
GP Malásia      
GP Japão      
GP EUA      
GP México      
GP Brasil      
GP Abu Dhabi      
TOTAIS 532 4 174


VOLTAS NO COMANDO


SRDJAN SUKI
 
* 2 Comandantes do GP da Itália. Hamilton 51 voltas, Bottas 2 voltas, no momento dos PitStops.

* Lewis Hamilton comandou GPs por 108 vezes em 201 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Lewis Hamilton, a par de Schumacher, são os únicos pilotos a liderar mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Hamilton 354, Vettel 226, Bottas 131, Raikkonen 38 ; Ricciardo 18, Verstappen 9
Mercedes 487, Ferrari 262, Red Bull 27

ABANDONOS



* Tivemos 4 abandonos no GP, todas por motivos mecânicos ( Alonso, Vandoorne, Ericson e Palmer). Há 2 GPs e 8 abandonos que não existe qualquer abandono por despiste ou acidente.

* ABANDONOS TOTAL 2017:
64 abandonos (22 por acidente/despiste; 42 por motivos mecânicos).

Em 2016 tinham existido 85 abandonos, 30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos)

FACTOS ESTATÍSTICOS



* 185 mil espectadores foi a assistência deste ano em Monza. É um novo Record absoluto, batendo em 15% a marca do ano 2000, anterior record. A marca deste ano representa um acréscimo de 32% em relação à assistência de 2016.

* Lewis Hamilton igualou de novo Ayrton Senna ao marcar a 4ª pole consecutive em Monza. Ayrton Senna foi pole de 1988 a 1991 (4). Hamilton de 2014 a 2017.

* Lewis Hamilton arrebatou a solo o record de 69 Pole Positions na história da F1.

* Hamilton passa Juan-Manuel Fangio e é aora o único piloto a larger 8 vezes da 1ª fila em Monza

* Pelo 8º ano consecutivo que o vencedor larga da 1ª fila em Monza

* Foi a 38ª vez que Hamilton venceu uma corrida a partir da Pole. O piloto com melhor registo na história é Michael Schumacher que venceu 40 GPs a partir da pole

* Pilotos ingleses são os mais vitoriosos em Monza com Lewis a obter a 20ª vitória britânica em Itália.

* É o 4º GP consecutivo em Monza que nenhuma volta é liderada por outro carro que não um Mercedes

* 9 pilotos acumularam em grelha 150 lugares de penalização. É muito, mas há 2 anos em Monza tivemos 168 lugares acuumulados de penalização em grelha.

* A penalização dos Red Bull em grelha elevou Lance Stroll à 1ª fila da grelha, tornando-se o mais jovem de sempre a largar da 1ª fila (bateu record anterior de Max Verstappen que foi um dos penalizados na grelha e detentor da P2 na qualificção). O record foi batido por 23 dias. Lance tinha domingo, 18 anos e 314 dias.

* Esteban Ocon obteve com P3 na largada a sua melhor posição de largada de sempre na F1

* Foi o 128º GP de Nico Hülkenburg sem nunca ter obtido um pódio. Iguala o maior registo de sempre, que foi o de Adrian Sutil. Em Sigapura deve ficar com record absoluto ;)

* 10ª vez em 13 GPs que ambos os Force India terminam com ambos os carros nos pontos. Exceção foram Mónaco, Azerbeijão e Bélgica.

* E ao final de 12 GPs, foi quebrado o enguiço de ninguém repetir triunfos de um GP para o seguinte. Desde o início da época que quem vencia um GP, não vencia o seguinte. Agora no 13º GP da época a repetição de Hamilton (Bélgica + Itália).  Não acontece desde 2012, quando tivemos 15 GPs sem repetir vencedores em 2 GPs consecutivos.
Na história há 3 épocas em que nunca tivemos o mesmo vencedor em 2 GPs consecutivos. Em 1958 (11 GPs), 1961 (8 GPs) e 1974 (15 GPs).

* Foi o 67º pódio da Ferrari em sua casa em 67 GPs.

* Vettel liderou o mundial de F1 durante 12 GPs consecutivos. É a maior sequência de um piloto Ferrari a comandar o campeonato desde 2004, quando Schumacher liderou 18 corridas o mundial. Em Monza perdeu por fim a liderança para Hamilton.

* Bottas tinha marcado 5 pódios consecutivos, interrompeu na Bélgica e volta em Monza. 6º pódio em 7 GPs.

* Esteban Ocon completou o seu 22º GP consecutivo classificado. Ocon tem uma eficácia de 100% desde que chegou à F1. Desde que chegou com a Manor e depois na transferência para a Force India.

* Vettel e Hamilton fazem o seu 18º GP consecutivo classificados.

* Hamilton e Vettel vêm agora com 18 GPs consecutivos a pontuar. Ambos terão de manter a sequência até ao 2º GP de 2018 para igualar o máximo de 27 GPs consecutivs de Kimi Raikkonen.

* A última vez que nem Hamilton nem Vettel conseguiu marcar pontos ou não conseguiu terminar uma corrida, foi no GP da Malásia de 2016.

* Daniel Ricciardo fez 72ª corrida com a Red Bull, sendo agora o 3º piloto da história com mais corridas pela escuderia. Mais, só Vettel (113) e Mark Webber (129).

* Ocon tem mais finais de corrida nos pontos este ano, que qualquer outro piloto fora do Top 3 (Vettel, Hamilton e Bottas). São 12 em 13 GPs. Excepção foi GP Mónaco.

* O único piloto que em qualificação ainda não bateu o seu colega de escuderia em Qualificação 2017? Jolyon Palmer.

* A Force India já leva mais de um ano sem abandonos por motivos mecânicos. A última vez que aconteceu por problemas com os travões em ambos os carros, foi o GP da Áustria de 2016.

* Em 2017 a McLaren levou 8 GPs para pontuar (aconteceu em Baku). Um jejum tão grande não acontecia desde 1966.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das 11 épocas de F1

* Penalizações acumuladas pela McLaren-HONDA nos últimos 3 anos, entre 2015 e 2017 são já 680 lugares de penalização.

Posições Penalização GRELHA 2015 2016 2017
Button 160 35 15
Alonso 145 105 105
Vandoorne * * 115
TOTAL 305 140 235
(média por GP)  16 7 18

* McLaren está sem vencer há 91 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 91º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 70 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

* A Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 107 GPs.

GRID GIRLS GP DA ITÁLIA
(link externo via motorsport magazin)
GRID GIRLS GP DA ITÁLIA (link externo para Motorsport.com)


SRDJAN SUKI

por Jorge Alexandre Lopes


pub