Hamilton vence no México

por RTP
Hamilton e Rosberg, dobradinha no México Henry Romero


Lewis Hamilton manteve as esperanças em aberto para ainda discutir o título, ao vencer o GP do méxico de Fórmula 1, mas as suas esperanças não são muito melhores, já que Nico Rosberg voltou a ficar logo atrás na corrida.

Hamilton apanhou um susto na 1ª curva da pista ao sair em frente mas retornando à pista ainda em primeiro lugar. A partir daí o inglês dominou a corrida, controlou-a a partir da liderança e não viu ninguém mais em condições de o importunar.


Henry Romero

A vitória de Lewis é a 51ª da sua carreira e esse número permite-lhe igualar Alain Prost como o 2º piloto com mais triunfos na história da Fórmula 1. Só Schumacher conseguiu mais.


Henry Romero

Nico Rosberg preocupou-se taticamente em controlar o ritmo dos Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, de modo a perder o menos possível para Hamilton nas contas do campeonato. Com uma tática igual de 1 PitStop para todos na frente, a Red Bull deslocou apenas Daniel Ricciardo para uma tática mais agressiva de 2 paragens, com um pneu médio na primeira fase e mais tarde em sprint com um macio a pressionar Verstappen e Vettel.


Henry Romero

Mas foi precisamente atrás de ambos os Mercedes que a discussão para o último lugar no pódio ocorreu, já nas últimas voltas. Antes Max Verstappen que foi o primeiro dos três a colocar o jogo final de médios, tentou ultrapassar Rosberg, naquele que foi o único momento apertado do alemão líder do campeonato. Verstappen viu a sua oportunidade no momento em que ambos dobravam a posição do toro Rosso de Sainz. O holandês mergulhou por dentro, mas travou tarde demais e não conseguiu confirmar a passagem. O alemão responder com uma tesoura para recuperar o lugar.

Como um harmónio, Verstappen tinha os compostos mais gastos e viu a concorrência começar a recuperar.
Vettel aproximou-se mas Ricciardo vinha ainda mais rápido a fechar sobre ambos.


Henry Romero

Vettel resistiu primeiro a um ataque forte de Ricciardo. E segurou por momentos a posição. Ricciardo relcamou que Vettel defendeu a posição em travagem mudando posição, algo que assim não foi interpretado pela direção de corrida.

A seguir numa situação considerada idêntica à de Hamilton na 1ª volta, que não resultou em penalização, Verstappen cortou a curva e regressou na frente de Vettel.

O piloto da Ferrari começou a reclamar pelo rádio da equipa a pedir para Verstappen ser penalizado. Não o foi até ao final da corrida, mas já depois, foi atribuida uma penalização de 5 segundos que atirou com o holandês para o 5º lugar da corrida.


Henry Romero

Final atribulado, com Vettel a ser duramente criticado pela linguagem (e pela qual até deverá ser penalizado) e Verstappen . A Red Bull considerou ter sido prejudicada. Para todos os efeitos, a corrida de Vettel não pode ser desprezada por se colocar numa posição de discutir com os Red Bull o pódio, algo que lhe tem fugido.

Já depois do GP terminado e pódio concluído, veio a última mudança na classificação.
Vettel foi mesmo penalizado em 10 segundos, por incorreta defesa à tentativa de ultrapassagem por parte de Ricciardo. E com esta penalização, o alemão da Ferrari caiu para 5º lugar, com Ricciardo a assumir o 3º lugar da corrida.



CLASSIFICAÇÃO FINAL GP MÉXICO

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h40m31.402
2. Nico Rosberg Mercedes GP +8.354
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +20.858
4. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +21.323
5. Sebastian Vettel Ferrari +27.313
6. Kimi Raikkonen Ferrari +49.376
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +58.891
8. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1m05.612
9. Felipe Massa Williams-Mercedes +1m16.206
10. Sergio Perez Force India-Mercedes +1m16.798
11. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
12. Jenson Button McLaren-Honda +1 volta
13. Fernando Alonso McLaren-Honda +1 volta
14. Jolyon Palmer Renault +1 volta
15. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
16. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1 volta
17. Kevin Magnussen Renault +1 volta
18. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari +1 volta
19. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1 volta
20. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1 volta
21. Esteban Ocon MRT-Mercedes +2 voltas
D.
Pascal Wehrlein MRT-Mercedes Acidente

No campeonato, o resultado muda pouco - Rosberg pode ganhar o título terminando em segundo atrás de Hamilton nas duas últimas corridas. Mas se vencer já em São Paulo, dentro de 2 semanas, torna-se Campeão do Mundo pela primeira vez. Hamilton tem 19 pontos de desvantagem com um total de 50 disponíveis no Brasil e Abu Dhabi.

Nico Rosberg tem 349 pontos, Lewis Hamilton 330, Daniel Ricciardo 242, Sebastian Vettel 187, Kimi Raikkonen 178, Max Verstappen 177, Sergio Perez 85, Valtteri Bottas 85, Nico Hulkenberg 60, Fernando Alonso 52, Felipe Massa 51, Carlos Sainz 38.

Nos construtores as coisas estão decididas. Mercedes campeã já tem 679 pontos. Red Bull 427, Ferrari 365, Force India 145, Williams 136, McLaren 74, Toro Rosso 55.


pub