Sérgio Pérez vence GP do Azerbaijão

por Lusa
Foto: Reuters

O piloto mexicano Sérgio Perez (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1, depois de o holandês Max Verstappen (Red Bull) abandonar a cinco voltas do fim devido a um acidente quando liderava.

Pérez, que conquistou a segunda vitória da carreira depois de vencer em Sakhir em 2020, terminou com 1,385 segundos de vantagem sobre o alemão Sebastian Vettell (Aston Martin) e 2,762s sobre o francês Pierre Gasly (Alfa Tauri), numa prova em que Lewis Hamilton (Mercedes) perdeu a segunda posição e a liderança do Mundial na última volta ao falhar uma travagem quando tentava ultrapassar o mexicano no reatar da prova, a uma volta do final.

Os pneus foram mesmo o ponto central da sexta corrida do Campeonato do Mundo, pois foram os responsáveis pelas principais mexidas que aconteceram ao longo da prova.

Hamilton chegou à liderança logo na terceira volta, com uma ultrapassagem ao monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o ‘dono’ da ‘pole position’.

Mas, na paragem para troca de pneus, o britânico perdeu mais tempo do que os adversários, pois Gasly entrou nas boxes quando Hamilton estava para sair, o que o atrasou.

O canadiano Lance Stroll (Aston Martin) foi o primeiro a embater no muro depois de ter sofrido um furo no pneu traseiro esquerdo, e o mesmo aconteceu a Max Verstappen, comandante desde a paragem nas boxes de Hamilton, quando faltavam cinco voltas para o final da corrida.

A direção de prova hesitou em mostrar a bandeira vermelha, pois isso faria com que o piloto que provocou a interrupção da prova, ainda que involuntariamente, fosse declarado o vencedor, uma vez que vigorava a classificação da volta anterior.

Assim, após longos minutos de paragem, a corrida foi retomada com duas voltas por cumprir com nova largada desde a grelha de partida.

Os travões do Mercedes do britânico fumegavam antes de os carros largarem e a verdade é que Hamilton falhou mesmo a travagem, saindo a direito na primeira curva quando procurava ultrapassar Pérez, que fez um mau segundo arranque.

Hamilton caiu para 15.º, fora dos lugares pontuáveis, e perdeu a oportunidade de recuperar o comando do Mundial de pilotos.

Com estes resultados, Max Vertappen mantém o comando do campeonato com 105 pontos, contra os 101 de Hamilton.

Pérez conquistou a segunda vitória da sua carreira, primeira pela Red Bull, enquanto Vettel regressou ao pódio, aonde já não ia desde o GP do México de 2019.

A próxima ronda será o GP de França, em 20 de junho.
pub