Vettel é pole no deserto do Bahrain

por Jorge Alexandre Lopes
Vetel pole EPA/SRDJAN SUKI

Primeira fila da Ferrari, superior à concorrência direta. Penalização para Hamilton obriga campeão 4º, a sair do 9º lugar e despiste de Verstappen dá-lhe apenas 15ª posição.


Sebastian Vettel tirou o seu colega de equipa Kimi Raikkonen da pole position, no momento chave da qualificação em Sakhir.

Vettel assim conquistou a 51ª pole da sua carreira, no fim de semana dos seus 200 GPs.

A Ferrari superiorizou-se perante a concorrência num fim-de-semana onde o equilíbrio entre as 3 grandes é evidente. Porém, se os outros tiveram problemas, a Ferrari rolou com consistência, colocando os seus carros a saír da 1ª fila. É a 1ª pole da Ferrari no Bahrain, desde Massa em 2007.

Raikkonen parecia ser mais rápido que Vettel, na 1ª saída à pista da Q3, quando o alemão saiu mais largo na última curva. Mas na resposta, ele fez a pole na frente de Raikkonen por 0.143s.

Atrás acumularam-se erros e penalizações. Lewis Hamilton com a mudança da Caixa de Velocidades no seu Mercedes perde 5 lugares em relação ao 4º lugar que obteve na sessão.

Hamilton não conseguiu rodar melhor que 1.28.220s na Q3, pior que 1.28.124s de Valtteri Bottas que conseguiu o 3º melhor crono na fase final da sessão, mas a 0,166 segundos de Vettel.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Ao contrário do GP da Austrália onde o número de ultrapassagens foi reduzido, em Sakhir as ultrapassagens são fáceis e vamos ter muitas. Em 2017 a corrida teve 48 momentos de passagem.

Hamilton tentará a opção macia no início da corrida o que lhe permitirá um primeiro turno mais longo e parar um pouco mais tarde para conquistar algumas posições.

Quanto à Red Bull, se Daniel Ricciardo sobe ao 4º lugar para a largada, já Max Verstappen vai partir só de 15º, depois de ter sofrido um despiste ainda na Q1 de qualificação.



O holandês perdeu ali o carro e não conseguiu discutir melhores cronos à frente. Terá uma recuperação para fazer, tal como Hamilton, de trás para a frente no GP.

A grande surpresa competitiva da qualificação e a estrela da sessão foi sem dúvida Pierre Gasly no Toro Rosso. Ele terminou em 6º atrás de Daniel Ricciardo. Mas larga de 5º na grelha, a sua melhor qualificação de sempre.

E para a Toro Rosso equipada como motor Honda, a satisfação é imensa, até porque faz com ambos os seus carros melhor que ambos os McLaren, embaraçadamente em 13º e 14º.



Kevin Magnussen ficou com o seu HaasF1 bem colocado, largando de 6º para a corrida, ao lado de Gasly, assim batendo ambos os Renault.

Nico Hulkenberg, foi o melhor dos carros da Renault, superior a Carlos Sainz, ambos separados pelo Force India de Esteban Ocon.

A Williams está ainda com mais dificuldades, atrás. Sergey Sirotkin e Lance Stroll ficaram na qualificação em 18º e 20º.

pub