Vettel triunfa na Austrália aproveitando erro da Mercedes

por RTP
Foto: DAVE ACREE

Algoritmo de gestão de velocidade durante PitStop Virtual nos sistemas da Mercedes, deram ritmo inferior ao necessário ao líder Hamilton. Vettel saiu na frente após PitStop e segurou liderança até final. Duplos Pódio Ferrari.



Sebastian Vettel aproveitou a oportunidade de um Safety Car virtual para roubar a vitória a Lewis Hamilton no arranque da temporada de F1, em Melbourne. O piloto da Ferrari naquela que foi a sua 200ª corrida na F1, veio de 3º na largada para garantir num pitstop único durante período de Virtual Safety Car, a passagem para o comando da corrida, que nunca mais perdeu até final. Foi a 48ª vitória de Vettel na F1 e o seu 100º pódio. Vettel venceu pela 3ª vez na Austrália, igualando os triunfos de Jenson Button ali (só Schumacher venceu mais, 4).

Click na imagem abaixo para ver a chegada de Vettel à meta


Diego Azubel

Hamilton estava até aí no controle da corrida, até que o Haas de Romain Grosjean parou na margem da pista e a direção de prova ativou um safety-car virtual, que restringe o ritmo dos carros na pista. O campeão mundial já tinha realizado o seu pit stop, mas Vettel ainda o tinha que fazer.
Um pit stop feito sob o safety car virtual custa menos tempo do que um feito com os carros a alta velocidade e o ganho de tempo foi suficiente para Vettel.


Dave Acree

A história não é porém tão simples. Parece que a Mercedes poderia bem ter protegido a vantagem de Hamilton. Todos pareceram surpreendidos quando Vettel saiu da boxe na frente de Hamilton que perguntou à boxe se teria feito algum erro.

A questão prende-se com o algoritmo dos computadores da Mercedes. Um eventual erro de algoritmo terá dado a indicação de velocidade delta necessária para que Hamilton rodasse no período de SafetyCar. E o erro de pouco menos de 2 segundos demonstrou-se fatal no resultado da corrida.


Diego Azubel

No que sobrou da corrida, Hamilton acompanhou de perto o Ferrari de Vettel, perdendo por momentos o contacto numa ligeira saída de pista na curva 9. Num traçado onde é difícil ultrapassar e com bom ritmo de Vettel, Hamilton voltou à carga para dentro do limite de ativação de DRS ainda com 5 voltas para o final, mas reclamou do superaquecimento e recuou novamente. Tirou o pé e conservou o 2º lugar.

Kimi Raikkonen terminou em 3º lugar a corrida, garantindo um duplo pódio ferrarista que dá à escuderia a liderança no mundial após o GP da Austrália.
 
A Haas saiu para a temporada como a 4ª escuderia mais rápida e competitiva do pelotão, nunca antes os carros americanos tinham saído para uma corrida na 3ª fila da grelha. E da ótima posição de grelha largaram para a corrida ainda melhor. Kevin Magnussen ganhou a 4ª posição a Verstappen na 1ª curva e e Romain Grosjean vinha no 6º lugar, até que chegaram os pit stops. E num ápice, do ´céu ao inferno. Um erro idêntico na operação de troca de pneus, hipotecou um resultado que se avizinhava histórico.



Um problema nas pistolas de colocação dos pneus e um sistema automático de luz que dá indicação para os pilotos sairem da boxe, neste caso sem o processo estar concluído, levou a que as rodas soltas no regresso à pista acabassem com as suas corridas.  Além duma punição de 10 mil Euros pela FIA pelo ocorrido, a frustração da equipa é imensa pela ocorrência e perda de oportunidade de ouro num belíssimo resultado.

A Red Bull teve uma corrida consistente, mas frustrante. Verstappen era quem estava mais beem colocado para atacar os da frente. A equiupa optou por composto Supermacio, mais duro que a concorrencia. O objetivo era prolongar mais o primeiro turno para garantir passagem a um dos Ferrari. Mas na largada Mas perdeu na 1ª curva para Magnussen e ficou preso atrás do dinamarquês todo o tempo. O carro instável e sobrevirador em cada uma das curvas, levou mesmo a um pião do piloto holandês que desceu para 8º lugar.


Diego Azubel

Mas com o tempo o ritmo dos Red Bull foi estabilizando. Vindo de 8º, Daniel Ricciardo terminou em 4º lugar, batendo-se sempre com Kimi Raikkonen para o último lugar no pódio, marcando a Volta Mais Rápida de Corrida (1.25.945s). E Verstappen depois de um início errático atrás do Haas, voltou na 2ª metade de corrida a um ritmo rápido e consistente, terminando em 6º lugar atrás de Fernando Alonso.

A McLaren beneficiou também do Safety Car virtual. Ele estava em 10º lugar até esse momento mas prolongou ao máximo o seu pit stop, como fez Vettel e no r regresso à pista já vinha em 5º lugar. Que protegeu e bem até final no duelo com Verstappen. O espanhol desclarou no final que por fim, a McLaren pode discutir posições. Stoffel Vandoorne terminou em 9º lugar no outro McLaren.


Diego Azubel

A Renault teve uma corrida positiva, tirando também ela da situação de Safety Car Virtual. Nico Hulkenberg a terminar em 7º e Carlos Sainz em 10º, embora este com problemas extra. Um problema com o sistema de bombeamento da água para o piloto beber, levou-o a ficar mal disposto e a quase vomitar durante a corrida.

Valtteri Bottas que largou de 15º após despiste na qualificação e mudança de caixa de velocidades, recuperou apenas até ao 8º lugar final.

Além da dupla desistência da Haas, outras três equipas perderam um carro ao longo do primeiro GP. O estreante da Williams, Sergey Sirotkin, foi a primeira baixa da temporada com problemas de travões, Marcus Ericsson tteve problema hidráulico que travou direção assistida do Sauber e Pierre Gasly viu o motor Honda do seu Toro Rosso deixar de colaborar.

Williams e Force India tiveram corridas fracas em Melbourne, com a equipa rosa a terminar com ambos os pilotos em 11º e 12º lugar. 


Dave Acree

Classificação Final



Abandonos:
Romain Grosjean Haas Roda mal Colocada em PitStop
Kevin Magnussen Haas Roda mal Colocada em PitStop
Pierre Gasly Toro Rosso Motor
Marcus Ericsson Sauber Direção Assistida / Hidráulico
Sergey Sirotkin Williams Travões

O próximo GP é no Bahrain, uma pista com características diferentes, mais larga e onde as ultrapassagens vão ser em muito maior número. Em Melbourne, foram 15 Ultrapassagens na corrida toda, 1 para a liderança e 3 com recurso a DRS.

Classificação no Mundial: Sebastian Vettel 25 pontos, Lewis Hamilton 18, Kimi Raikkonen 15, Daniel Ricciardo 12, Fernando Alonso 10, Max Verstappen 8,
Nico Hulkenberg 6, Valtteri Bottas 4, Stoffel Vandoorne 2, Carlos Sainz Jr. 1.
Nos construtores Ferrari 40 pontos, Mercedes 22, Red Bull Racing 20, McLaren F1 12, Renault F1 7.


FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DA AUSTRÁLIA 


VITÓRIAS



* Sebastian Vettel - 48ª vitória de carreira (1ª da temporada 2018).

* Sebastian Vettel – 3ª vitória em Melbourne (= Button), Austrália, onde venceu em 2011 e 2017l.

* Ferrari – 230ª vitória na F1 (9ª na Austrália).

* Motores Ferrari - 231ª vitória na F1

* Alemanha - 174ª vitória na F1

* Carro #5 - 139ª vitória na F1 (a 14ª pela mão de Vettel)

VITORIAS 2018
Vettel 1
Ferrari 1

POLES



* Lewis Hamilton – 73ª pole position de carreira (1ª de 2017), 7ª pole e 5ª consecutiva em Melbourne. É um record depoles absolutos na Austrália (+1 que Ayrton Senna)

* Mercedes: 89ª pole da história

* Motores Mercedes: 170ª pole da história.

* Reino Unido: 259ª pole na F1.

Outros:

* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990

* Lewis tem 119 1ª filas em 207 GPs na F1 (13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record novo na F1, passando a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).

POLES DE 2018
Hamilton 1 ;
Mercedes 1

1ªFILAS DE 2018
Hamilton 1, Raikkonen 1;
Mercedes 1, Ferrari 1

VOLTAS MAIS RÁPIDAS


 
* Daniel Ricciardo – 10ª Volta Mais Rápida de corrida ( = Graham Hill, John Surtees e Mario Andretti), a 2ª vez que marca Volta Mais Rapida em casa (a outra em 2016)

* Red Bull - 55ª volta mais rápida de corrida da história, menos 1 que a Mercedes

* Motores Tag Heuer - 8ª Volta rápida de Corrida. (se considerarmos que são motores Renault, a marca passaria a ser de 39)

VOLTAS MAIS RAPIDAS EM MELBOURNE:

Daniel RICCIARDO Red Bull 1'25''945
Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'26''373
Lewis HAMILTON Mercedes 1'26''444
Sebastian VETTEL Ferrari 1'26''469
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'26''880
Stoffel VANDOORNE McLaren 1'26''958
Fernando ALONSO McLaren 1'26''978
Valtteri BOTTAS Mercedes 1'27''019
Nico HULKENBERG Renault 1'27''081
Esteban OCON Force India 1'27''600

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 1;
Red Bull 1

PÓDIOS



* O pódio do GP da Austrália teve visíveis 9 títulos mundiais. Hamilton 4, Vettel 4, Raikkonen 1. É o 2º pódio com mais títulos de sempre. Melhor só o GP Europa de 2012 com 10 títulos entre o Top 3. Alonso (2), Schumacher (7) e Raikkonen (1).

* Sebastian Vettel - 100º pódio de carreira (na sua 200ª corrida). É a solo o 4º de sempre. Mais do que Vettel, só Schumacher (156), Hamilton 118) e Prost (106). É o seu 48º pódio em 1º lugar. Vettel em Melbourne terminou já por 7 vezes no pódio.

* Lewis Hamilton – 118º pódio de carreira. 2º do ranking absoluto, atrás de Michael Schumacher com 156. Foi a sua 33ª vez em 2º lugar. Lewis Hamilton subiu pela 8ª vez ao pódio no GP da Austrália, record absoluto

* Kimi Raikkonen – 92º pódio de carreira, o 6º piloto da história a chegar aos 90 pódios, atrás de Schumacher, Hamilton, Prost, Vettel e Alonso. Foi a 38ª vez no 3º lugar, o piloto com pais P3s na história.

* Ferrari – 728º e 729º pódios da história.

* Mercedes – 155º pódio da história.

* Motores Ferrari – 734º e 735º pódios da história.

* Motores Mercedes – 422º pódio da história.

* Alemanha: 393º Pódio

* Reino Unido: 649º Pódio

* Finlândia: 189º pódio

PÓDIOS DE 2018:
Vettel 1, Hamilton 1, Raikkonen 1;
Ferrari 2, Mercedes 1

PIT STOPS

* GP Austrália – 20 PitStops

* MELHORES PIT STOPS do GP


* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Verstappen (Red Bull) 1;

Por escuderias:
Red Bull 1;

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 20
Pit Stops -> AUS 20 BAH ??

ULTRAPASSAGENS

* GP da Austrália = 15 ultrapassagens, 3 com recurso a DRS e 1 para o comando de GP

  

TOT DRS LEAD
GP Austrália  15 3 1
GP Bahrain       
GP China       
GP Azerbaijão      
GP Espanha       
GP Mónaco       
GP Canada       
GP França       
GP Áustria       
GP Inglaterra       
GP Alemanha      
GP Hungria       
GP Bélgica       
GP Itália       
GP Singapura       
GP Rússia      
GP Japão       
GP EUA       
GP México       
GP Brasil       
GP Abu Dhabi       
TOTAIS  15
 
VOLTAS NO COMANDO


 
* 2 Comandante do GP da Austrálial. Vettel 40, Hamilton 18 voltas.

* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.

* Lewis Hamilton comandou GPs por 116 vezes em 207 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Seabastian Vettel junta-se hoje a Lewis Hamilton e a Michael Schumacher, como os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história. As 40 voltas de Vettel, passam-lhe a marca para 3030 voltas. Lewis tem 3535 e Schumacher 5111.

VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Vettel 40, Hamilton 18;
Ferrari 40, Mercedes 18

ABANDONOS


* Tivemos 5 abandonos no GP, todos por mecânica.

* ABANDONOS TOTAL 2018:

  

TOTAL ACI/DES MECAN.
GP Austrália  5
0
5
GP Bahrain       
GP China       
GP Azerbaijão      
GP Espanha       
GP Mónaco       
GP Canada       
GP França       
GP Áustria       
GP Inglaterra       
GP Alemanha      
GP Hungria       
GP Bélgica       
GP Itália       
GP Singapura       
GP Rússia      
GP Japão       
GP EUA       
GP México       
GP Brasil       
GP Abu Dhabi       
TOTAIS 
 
* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).

Outros:



* Esta foi a 1ª corrida de sempre com 2 Tetra Campeões em pista. 2018 é o primeiro campeonato com 2 Tetras, Hamilton e Vettel. Quando Vettel foi Tetra Campeão, Schumacher abandonou. E quando Prost abandonou a competição, Schumacher ainda não tinha chegado à F1.

* Rookies Sergei Sirotkin e Charles Leclerc são os 760º e 761º pilotos a fazer 1 GP de F1. Sirotkin é o 3º piloto russo, depois de Vitaly Petrov (57 GPs) e Daniil Kvyat (72 GPs). Leclerc é o 3º piloto monegasco na F1, depois de Louis Chiron (15 GPs) e Olivier Beretta (9 GPs).

* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 136 GPs, Romain Grosjean 123 e Marcus Ericsson 77. Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.

Mercedes...


* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1

* Melbourne é a 1ª pista onde Lewis Hamilton começou a corrida por 7 vezes na pole. Atrás vêm Shanghai, Montreal e Monza com 6.

* Hamilton marcou o seu 26º GP consecutivo a pontuar, a 2ª maior sequência da história da F1. Terá de manter a sequência até ao GP do Bahrain oara igualar o máximo de 27 GPs consecutivos de Kimi Raikkonen. A última vez que Hamilton não conseguiu marcar pontos ou terminar a corrida, foi no GP da Malásia de 2016.

* Hamilton marcou pela 5ª vez pole sem concretizar em vitória a corrida de Albert Park (venceu 2 GPs). Ele iguala Senna que não converteu poles em vitória em San Marino em 1985, 1986, 1987, 1990 e claro na trágica corrida de 1994.

Ferrari...

* Vettel regressou ao comando do mundial de F1 depois de ter perdido essa condição após o GP de Itália do ano passado. A Ferrari comanda o campeonato desde o GP do Mónaco do ano passado. Vettel e a Ferrari começaram também a vencer e na frente o mundial de 2017.

* Vettel foi o primeiro vencedor do GP da Austrália repetido, desde Button em 2009 e 2010.

* Primeira vez que a Ferrari tem 2 homens no pódio em Melbourne, desde 2004

* Primeira vez desde 1961 que 4 carros equipados com motor Ferrari começaram no Top 6 um GP.

* Kimi Raikkonen não vence na F1 há precisamente 5 anos. Ele obteve o seu 22º pódio desde esse momento, É um record absoluto na F1. Quem chegou mais perto foi Jean Alesi com 16 pódios sem vitórias (entre 1995 e 1998).

* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981P


Red Bull...

* A Red Bull é a escuderia com a sequência ativa mais elevada, 38 GPs consecutivos a pontuar (igualou a Lotus). A Mercedes tem 37. É a 7ª e 8ª melhores sequências da história.

* Daniel Ricciardo ficou em 4º lugar, isto é, ainda não obteve um pódio em casa. Nenhum australiano jamais foi pódio em casa. O melhor é este 4º lugar de Ricciardo em 2018 e em 2016, tal como Mark Webber também 4º classificado em 2012.

Force India...

* A Force India terminou com ambos os pilotos em 11º e 12º lugar. É a 1ª vez em 14 GPs que não marca pontos.

* Em 2017, apenas por 4 vezes em 20 GPs da época, ambos os Force India não terminam nos pontos. Mónaco, Azerbeijão, Bélgica e Brasil

* A Force India já leva mais de um ano sem abandonos por motivos mecânicos. A última vez que aconteceu por problemas com os travões em ambos os carros, foi o GP da Áustria de 2016.

McLaren...

* A McLaren marcou pontos com ambos os carros em Melbourne. Em 2017 a McLaren levou 8 GPs para pontuar (aconteceu em Baku). Um jejum tão grande não acontecia desde 1966.

* Alonso foi 5º e Vandoorne foi 9º, igualando o melhor resultado obtido em 3 anos com a Honda (Hungria 2015, Monaco e EUA 2016)

* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, está a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)

* McLaren está sem vencer há 99 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 99º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 78 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

Williams...

* A Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 115 GPs.

Renault...

* Nico Hulkenberg é o 1º piloto de sempre a marcar 7º lugar em Grelha em 4 GPs consecutivos.

* 6 Carros equipados com motor Renault terminaram no Top10. É a 1ª vez que acontece desde o GP Brasil de 1985

* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 135 GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

Haas...

* Pela 3ª vez a Haas abandona corridas depois de problemas de colocação de rodas no pit stop. Antes aconteceu no GP da Malásia de 2016 e no GP da Hungria de 2017

* A Haas obteve a sua 42ª corrida sem pódios. É a 10ª escuderia da história com mais corridas feitas e sem ter um pódio. A eguir está agora a AGS com 47, Zakspeed 53, Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.

Sauber...

* Marcus Ericsson segue agora com 49 GPs sem pontuar na F1
pub