Um triunfo de mérito pela resistência, calma e talento que precisou para fazer um longo turno com pneus que estavam uma lástima no final. Grande corrida de Pierra Gasly, 4º, com a Toro Rosso. Primeira dupla desistência da Red Bull em 5 anos. Mecânico da Ferrari atropelado no PitStop.
Sebastian Vettel venceu o GP do Bahrain e aumentou a vantagem no comando do Mundial de F1. Desde 2012 que o alemão não triunfava nas duas primeiras corridas de uma temporada.
SRDJAN SUKI
Uma opção tática agressiva da Mercedes, forçou a Ferrari a escolher a opção de afinal não parar uma segunda vez e resistir até final num jogo de pneus colocado muito cedo. A Ferrari resolveu arriscar em perder tempo no final do que fazer o 2º pitstop e ser ela a atacar os Mercedes num sprint final. A experiência, o domínio emocional de Vettel deram-lhe uma vitória que é justa.
Vettel resistiu nas últimas voltas ao ataque do Mercedes de Valtteri Bottas. Com pneus mais novos colocados no único pitstop que os homens da frente realizaram, Bottas e Hamilton aproximaram-se de Vettel que no comando começou a ceder da vantagem obtida anteriormente. Os pneus estavam sem eficácia alguma nas últimas 10 voltas. Vettel teve muito mérito em resistir naquelas condições.
Bottas aproximou-se, tentou, mas não deu para concretizar a passagem e não foi assim além do 2º lugar.
Lewis Hamilton veio de 9º lugar na grelha (devido a mudança de caixa de velocidade trocada neste fim-de-semana). Uma subida na geral, normal e programada, muito embora a vitória dificilmente lhe caísse no colo. Hamilton nunca venceu uma corrida quando partiu de 6º lugar para trás e no Bahrain o vencedor surgiu sempre desde os primeiros quatro pilotos na grelha.
Numa corrida que ultrapassou as 80 ultrapassagens e que só nas primeiras 10 voltas teve 42 ultrapassagens, Hamilton passou por exemplo 3 carros num único movimento de corrida.
Antes teve um momento com Max Verstappen que o ultrapassou em pressão na primeira curva e empurrou –o ligeiramente. Condsiderado incidente de corrida, o certo é que Verstappen furou no incidente e logo depois abandonou com um problema de diferencial no carro.
SRDJAN SUKI
Num ápice, a Red Bull ficou nas primeiras 2 voltas sem ambos os carros, já que Daniel Ricciardo com um problema eléctrico no carro perdeu todos os dispositivos do RB14.
Não é habitual esta falha de fiabilidade da Red Bull, que desde 2012 (ainda com Vettel e Webber) não perdia os dois carros numa corrida.
Foi um GP com momentos dramáticos, incluindo o atropelamento de um mecânico da Ferrari no momento do pitstop de Kimi Raikkonen. O finlandês recebeu luz verde para deixar a pitbox mas passou pelo mecânico que ainda retirava a roda traseira esquerda. Kimi com o incidente abandonou, a equipa foi multada (já tinha tido um problema num pitstop na 6ª feira durante os treinos livres). O mecânico foi transportado ao hospital para tratamento do que parece ter sido, no mínimo, perna partida. Click na fotografia abaixo para ver o incidente
Grande corrida para o jovem Pierre Gasly. Depois de largar de 5º na grelha, o piloto da ToroRosso terminou no 4º lugar (igual ao resultado de Carlos Sainz o ano passado para a equipa em Singapura). Um resultado maravilhoso para a Honda que equipa os ToroRosso.
VALDRIN XHEMAJ
Magnussen ficou de novo classificado em boa posição depois de uma sólida corrida do piloto da Haas. Hulkenberg e Alonso vieram a seguir.
Mas num dia em que se poderia dizer que a Honda ria da McLaren e de Alonso depois de ter sido tão criticada o ano passado e ter visto o seu contrato denunciado, a verdade é que a felicidade no Bahrain é repartida por todos.
Alonso passou para o 4º lugar do campeonato após o GP do Bahrain, atrás de Vettel, Hamilton e Bottas. E a McLaren é a 3ª classificada nos construtores, fruto dos zero pontos desta vez da Red Bull.
A fechar, registo para o 1º ponto da época para a Force India este ano, por conta de Esteban Ocon e para os 2 pontos, 9º lugar, do sueco Marcus Ericsson. O homem da Sauber não marcava pontos há 49 GPs consecutivos, desde o mundial de 2014.
Da Williams, não reza a história. A equipa que parece este ano começar mesmo o mundial na cauda pelotão.
Classificação Final
A classificação do Mundial de Fórmula 1 após o GP do Bahrain está assim organizada.
Nos pilotos, lidera Sebastian Vettel com 50 pontos. Atrás Lewis Hamilton 33, Valtteri Bottas 22, Fernando Alonso 16
e Kimi Raikkonen 15.
Nas escuderias Ferrari 65 pontos, Mercedes 55, McLaren 22, Red Bull 20 e Renault 15, são as 5 primeiras.
Na próxima semana temos já o GP da China
FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DO BAHRAIN
VITÓRIAS
* Sebastian Vettel - 49ª vitória de carreira (2ª da temporada 2018).
* Sebastian Vettel – 4ª vitória em Sakhir, (piloto com record de vitórias aqui), onde venceu antes em 2012, 2013 e 2017.
* Ferrari – 231ª vitória na F1 (6ª no Bahrain).
* Motores Ferrari - 232ª vitória na F1
* Alemanha - 175ª vitória na F1
* Carro #5 - 140ª vitória na F1 (a 15ª pela mão de Vettel)
VITORIAS 2018
Vettel 2
Ferrari 2
POLES
* Sebastian Vettel – 51ª pole position de carreira (1ª de 2017), Foi a 2ª pole em Sakhir, onde foi pole também em 2012.
* Ferrari: 214ª pole da história
* Ferrari: 74ª dobradinha com 1ª fila completa, da história, 1ª desde a Hungria 2017. Em 2017 a Ferrari fez 3 vezes 1ª fila comleta (na Russia, Monaco e Hungria).
* Motores Ferrari: 215ª pole da história.
* Alemanha: 160ª pole na F1.
Outros:
* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.
* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990
* Lewis tem 119 1ª filas em 208 GPs na F1 (13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record novo na F1, passando a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).
POLES DE 2018
Hamilton 1, Vettel 1
Mercedes 1, Ferrari 1
1ªFILAS DE 2018
Raikkonen 2, Vettel 1, Hamilton 1,
Ferrari 3, Mercedes 1,
VOLTAS MAIS RÁPIDAS
* Valtteri Bottas – 4ª Volta Mais Rápida de corrida. (as primeiras aconteceram na Rússia 2014, Japão e Abu Dhabi 2017)
* Mercedes - 56ª volta mais rápida de corrida da história, a desempatar de novo da Red Bull
* Motores Mercedes -151ª Volta rápida de Corrida. (a 9 de empatar com a Ford Cosworth)
VOLTAS MAIS RAPIDAS EM SAKHIR
1 Valtteri BOTTAS Mercedes 1'33''740
2 Lewis HAMILTON Mercedes 1'33''953
3 Romain GROSJEAN Haas 1'34''053
4 Fernando ALONSO McLaren 1'34''168
5 Kevin MAGNUSSEN Haas 1'34''327
6 Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'34''337
7 Sebastian VETTEL Ferrari 1'34''453
8 Sergey SIROTKIN Williams 1'34''563
9 Nico HULKENBERG Renault 1'34''667
10 Brendon HARTLEY Toro Rosso 1'34''689
11 Pierre GASLY Toro Rosso 1'34''863
VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Bottas 1, Ricciardo 1;
Mercedes 1, Red Bull 1
PÓDIOS
* Sebastian Vettel - 101º pódio de carreira (na sua 200ª corrida). É a solo o 4º de sempre. Mais do que Vettel, só Schumacher (156), Hamilton 118) e Prost (106). É o seu 49º pódio em 1º lugar.
* Valtteri Bottas – 23º pódio de carreira. Iguala o número de pódios de Jacques Villeneuve, James Hunt e Michele Alboretto. Foi a sua 9ª vez na 2ª posição, tantas quantas Giuseppe Farina, Mike Hawtorn, Denny Hulme, Rene Arnoux e Michele Alboretto.
* Lewis Hamilton – 119º pódio de carreira. 2º do ranking absoluto, atrás de Michael Schumacher com 156. Foi a sua 24ª vez em 3º lugar. Passa a ser o 5º piloto com mais 3ºs lugares de sempre (foi o seu 1º P3 desde o GP do Brasil de 2106)
* Ferrari – 730º pódio da história.
* Mercedes – 156º e 157º pódios da história.
* Motores Ferrari – 736º pódio da história.
* Motores Mercedes – 423º e 424º pódios da história.
* Alemanha: 394º Pódio
* Reino Unido: 650º Pódio
* Finlândia: 190º pódio
PÓDIOS DE 2018:
Vettel 2, Hamilton 2, Raikkonen 1, Bottas 1;
Ferrari 3, Mercedes 3
PIT STOPS
* GP Bahrain – 33 PitStops
* MELHORES PIT STOPS do GP
* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Verstappen (Red Bull) 1; Vettel (Ferrari) 1
Por escuderias:
Ferrari 1, Red Bull 1;
* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 53
Pit Stops -> AUS 20 BAH 33
ULTRAPASSAGENS
* GP do Bahrain = 86 ultrapassagens, 31 com recurso a DRS e 1 para o comando de GP
Nas primeiras 10 voltas assistimos ao número incrível de 42 ultrapassagens
TOT | DRS | LEAD | |
GP Austrália | 15 | 3 | 1 |
GP Bahrain | 86 | 31 | 1 |
GP China | |||
GP Azerbaijão | |||
GP Espanha | |||
GP Mónaco | |||
GP Canada | |||
GP França | |||
GP Áustria | |||
GP Inglaterra | |||
GP Alemanha | |||
GP Hungria | |||
GP Bélgica | |||
GP Itália | |||
GP Singapura | |||
GP Rússia | |||
GP Japão | |||
GP EUA | |||
GP México | |||
GP Brasil | |||
GP Abu Dhabi | |||
TOTAIS | 101 | 34 | 2 |
VOLTAS NO COMANDO
* 3 Comandante do GP do Bahrain, Vettel 45, Hamilton 5, Bottas 3 voltas.
* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.
* Lewis Hamilton comandou GPs por 117 vezes em 208 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.
* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.
VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Vettel 85, Hamilton 23, Bottas 3
Ferrari 85, Mercedes 26
ABANDONOS
* Tivemos 3 abandonos no GP, todos por mecânica. Verstappen com diferencial, Ricciardo com problema eléctrico, Raikkonen após PitStop com atropelamento do mecânico.
* ABANDONOS TOTAL 2018:
TOTAL | ACI/DES | MECAN. | |
GP Austrália | 5 | 0 | 5 |
GP Bahrain | 3 | 0 | 3 |
GP China | |||
GP Azerbaijão | |||
GP Espanha | |||
GP Mónaco | |||
GP Canada | |||
GP França | |||
GP Áustria | |||
GP Inglaterra | |||
GP Alemanha | |||
GP Hungria | |||
GP Bélgica | |||
GP Itália | |||
GP Singapura | |||
GP Rússia | |||
GP Japão | |||
GP EUA | |||
GP México | |||
GP Brasil | |||
GP Abu Dhabi | |||
TOTAIS | 8 | 0 | 8 |
* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).
OUTROS FACTOS E NÚMEROS:
* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 137GPs, Romain Grosjean 124 e Marcus Ericsson 78. Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.
Mercedes...
* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1
* Mercedes obteve o 38º GP consecutivo a pontuar. Igualou a Lotus e a Red Bull. É a maior sequencia ativa agora na F1. Mais 1 GP e passa a ser o 6º maior registo de sempre. A Mercedes tem 62 GPS consecutivos a pontuar como o seu melhor registo, (entre 2012 e 2016), sendo esse o 3º maior de sempre.
* Hamilton marcou o seu 27º GP consecutivo a pontuar, IGUALA a maior sequência da história da F1. Na China poderá ficar com o máximo absoluto. A última vez que Hamilton não conseguiu marcar pontos ou terminar a corrida, foi no GP da Malásia de 2016.
Ferrari...
* A Ferrari marcou pela 1ª vez pole no Bahrain desde Felipe Massa em 2007.
* Vettel vence pela 1ª vez duas corridas seguidas a abrir o campeonato, desde 2012
* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981
Red Bull...
* A Red Bull INTERROMPEU a maior sequência ativa de GPs nos pontos. Eram 38 GPs consecutivos a pontuar (igualou a Lotus), mas desta vez ficou a zero. Fica um registo que começou no GP da Espanha de 2016 e passa a ser uma das 8 vezes que aconteceu na história.
* Daniel Ricciardo ficou em 4º lugar, isto é, ainda não obteve um pódio em casa. Nenhum australiano jamais foi pódio em casa. O melhor é este 4º lugar de Ricciardo em 2018 e em 2016, tal como Mark Webber também 4º classificado em 2012.
Force India...
* A Force India voltou aos pontos em 2018, Ocon foi 10º colocado.
* A Force India já leva mais de um ano sem abandonos por motivos mecânicos. A última vez que aconteceu por problemas com os travões em ambos os carros, foi o GP da Áustria de 2016.
McLaren...
* A McLaren passa a ter o 3º lugar no Mundial de Construtores. Pelo 2º GP em 2018, ambos os pilotos pontuaram. Em 2017 a McLaren levou 8 GPs para pontuar (aconteceu em Baku). Um jejum tão grande não acontecia desde 1966.
* Alonso é o 4º classificado no Mundial de F1.
* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, está a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)
* McLaren está sem vencer há 100 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.
* 100º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997
* 79 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio
Williams...
* A Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 116 GPs.
Renault...
* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 136 GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.
Haas...
* A Haas obteve a sua 43ª corrida sem pódios. É a 10ª escuderia da história com mais corridas feitas e sem ter um pódio. A seguir está agora a AGS com 47, Zakspeed 53, Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.
Sauber...
* Marcus Ericsson interrompeu série de 49 GPs sem pontuar na F1. A última vez foi em 2015 , no GP de Itália.