Catarina Martins acusa Cavaco de alinhar com populismo perigoso e egoísta

por Lusa
Reuters

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou esta quarta-feira o Presidente da República, Cavaco Silva, de ter um discurso perigoso e errado, ao alinhar com os populismos dos "egoísmos nacionais" acerca da Grécia.

"O Bloco de Esquerda considera que estas declarações são perigosas e são erradas. São declarações perigosas porque seguem os alinhamentos populistas dos egoísmos nacionais", afirmou Catarina Martins.

A porta-voz do Bloco argumentou que, com o que disse hoje sobre a Grécia, Cavaco Silva esquece "tudo o que alguma vez disse sobre o projeto europeu e tem o discurso alinhado com quem na Europa quer alinhar culpas entre povos, que tem prejudicado todo o projeto europeu" e Portugal.

"É um discurso errado porque Cavaco Silva parece querer esconder que o empréstimo feito à Grécia é exatamente no mesmo mecanismo que permitiu que outros países pudessem emprestar bem mais dinheiro a Portugal", argumentou.

Para a porta-voz bloquista é também errado porque "parece querer esconder a dimensão do empréstimo, que é relativamente pequeno", ilustrando a comparação com o BPN.

"O desvario cavaquista no BPN custou aos bolsos dos portugueses quatro vezes mais do que o empréstimo que Portugal fez à Grécia", apontou.

Catarina Martins sublinhou que "não deixa de ser revelador que, numa altura em que se discute uma alternativa à austeridade na Europa, se quebre o verniz da direita, e que passe a alinhar um discurso que nem Angela Merkel teve tão violento contra os povos do sul da Europa e a periferia da zona euro".

"Portugal tem em comum com a Grécia ter tido uma política de predação da riqueza e de destruição do emprego. As situações são diferentes, mas une-nos muito mais à Grécia que ao discurso da Finança e de Angela Merkel", frisou.

O Presidente da República disse hoje que a solidariedade portuguesa para com a Grécia já representou a saída de muitos milhões de euros da "bolsa dos contribuintes portugueses".

"Portugal tem vindo a demonstrar solidariedade em relação à Grécia para que ela permaneça na zona do Euro, para além do empréstimo que fizemos à Grécia de cerca de mil e 100 milhões de euros, Portugal tem vindo a transferir para a Grécia o produto do juros das obrigações na posse do Banco de Portugal, o que significa muitos milhões de euros que saem da bolsa dos contribuintes portugueses", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, quando questionado sobre a situação grega.

Afirmando que nas últimas semanas "o Governo grego já aprendeu bastante sobre o funcionamento da União Económica e Monetária" e tem vindo a corrigir as suas posições, Cavaco Silva fez votos para que essa correção prossiga para que se possa chegar a um entendimento na reunião extraordinária do Eurogrupo que se realiza hoje em Bruxelas.

"Cada dia a Grécia ou o Governo grego toma conhecimento melhor da realidade da União Económica e Monetária, portanto tenho alguma esperança de que continue a evoluir por forma a que se alcance um acordo", sublinhou.

O Presidente da República falava aos jornalistas à saída da sessão de abertura do X Congresso Nacional do Milho, num hotel de Lisboa.

Tópicos
pub